terça-feira, 8 de abril de 2008

Barco Ancorado 09/04/2008


Os Coldplay ficaram à frente numa votação sobre as bandas cuja música é mais passível de provocar o sono nos ouvintes.
O colectivo britânico ficou à frente de James Blunt, Snow Patrol, Take That e Norah Jones nesta iniciativa da Travelodge.
«O estudo mostra que cada vez mais recorremos a música lenta e sonolenta e a livros pouco desafiantes para nos afastarmos das pressões da vida moderna, para nos ajudar a desligar e a dormir melhor», afirmou uma porta-voz da Travelodge, concluindo: «Os Coldplay parecem ter acertado o ponto certo junto dos britânicos com insónia».
O estudo contemplou os hábitos de sono de mais de 2.200 pessoas em todo o Reino Unido.

Originários de Londres, e com criações dentro da melhor tradição da pop britânica, os Coldplay formaram-se em 1996. Chris Martin na guitarra e voz, Johnny Buckland na guitarra solo, Guy Berryman no baixo e Will Champion na bateria, dão corpo a uma banda que teve a sua consagração durante o ano de 2000, com o álbum "Parachutes" e singles como "Yellow" a serem sensação no top britânico e nas listas europeias. Mas, os primeiros ensaios feitos pelos Coldplay na indústria remontam a 1998.

"Safety" foi o primeiro EP editado pelos Coldplay, por uma editora independente e vendendo apenas cerca de 500 cópias. Um ano depois, em 99, já com o apoio da editora Fierce Panda é lançado mais um EP. "Brothers & Sisters" teve uma edição igualmente modesta em números de cópias vendidas, mas continuou a lançar as bases de um sucesso predestinado. A produção da banda chegou, no entanto, ao conhecimento da editora Parlophone que acabou por propôr-lhes um contrato discográfico.
"The Blue Room", mais um EP editado no final desse mesmo ano, contou com uma edição de 5000 cópias e deu finalmente, a conhecer à indústria e à imprensa a música dos Coldplay. Algum tempo depois, surgiu o primeiro álbum, "Parachutes". Lançado durante o Verão, na Europa e nos Estados Unidos no final do ano, projectou definitivamente os Coldplay. O single "Yellow" figurou no topo das listas de preferências e a banda teve a consagração final com a nomeação para o Mercury Prize, os equivalentes britânicos dos Grammys e a conquista do título de "Melhor Álbum do Ano" nos Brits Awards.

Em 2002, e pondo de parte alguns rumores de que os Coldplay poderiam colocar um ponto final na vida artística ao segundo álbum, a banda editou o sucessor de "Parachutes", a que chamou "A Rush of Blood to the Head". Por esta altura, os Coldplay já tinham actuado em Portugal duas vezes: primeiro, no Festival de Paredes de Coura (2000), quando eram ainda desconhecidos, e depois no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, em 2003.
Após oito meses passados em estúdios em Chicago, Nova Iorque, Londres ou Liverpool, os Coldplay regressaram com "X & Y", o seu terceiro longa duração, em 2005.
Em Novembro desse ano, os Coldplay regressaram a Portugal pela terceira vez para um concerto esgotado no Pavilhão Atlântico.

Alinhamento
Coldplay – Fix you
Coldplay - Clocks
Jack Johnson - Cocoon
Moby – Why does my heart feels so bad
Coldplay – In my place
Daniel Powter – Bad day
Dave Matthews Band – Don´t drink the water
Coldplay – The scientist

Sem comentários: