quinta-feira, 3 de abril de 2008
Barco Ancorado 03/04/2008
Faleceu há 18 anos “A Divina”. Sarah Vaughan, a cantora preferida pelos boppers no começo dos anos quarenta por possuir uma técnica vocal altamente sofisticada. Nascida em Newark, New Jersey, no dia 27 de Março de 1924, Sarah começou a cantar na Mt. Zion Baptist Church, onde também aprendeu a tocar piano e orgão.
Em 1943, foi contratada por Earl Hines como cantora e pianista, depois de ganhar um concurso amador no Apollo Theatre com a música "Body and Soul". No ano seguinte seria contratada pela orquestra de Billy Eckstine, através das recomendações de Hines. Depois de uma rápida passagem com John Kirby, iniciou a sua carreira a solo.
A primeiras gravações de Sarah Vaughan para a Musicraft foram as composições de Tadd Dameron "If You Could See Me Now" e "Tenderly" (o seu primeiro sucesso). A partir daí passou a ser muito requisitada, inclusive pelas cabeças pensantes do bop Dizzy Gillespie e Charlie Parker, com os quais gravou "Lover Man". Em 1944 Sarah gravou o sucesso de Gillespie, "A Night in Tunisia" com o nome de "Interlude".
Durante o tempo em que foi contratada pela Columbia Records, de 1949 a 1954, tornou-se uma estrela internacional, gravando álbuns na sua maioria comerciais, muitos dos quais apoiados por arranjos orquestrais. Por outro lado, em 1950 gravou com um octeto no qual participava Miles Davis.
Na metade dos anos 50, Sarah Vaughan começou a gravar jazz na editora EmArcy, período que produziu dois clássicos álbuns: “Vaughan With Clifford Brown”, e “Swinging Easy”, com Richard Davis e Roy Haynes, entre outros.
Nos anos oitenta, Vaughan gravou para a Pablo dois excelentes álbuns com as músicas de Duke Ellington. Na era do CD, a grande totalidade da sua obra foi regravada. No final da carreira já não era estritamente uma cantora de jazz.
Quando morreu a 3 de Abril de 1990, em Los Angeles, Sarah Vaughan era considerada uma das jóias da tríplice coroa das vocalistas do jazz moderno, juntamente com Billie Holiday e Ella Fitzgerald.
Alinhamento
Sarah Vaughan – All the things you are
Sarah Vaughan – Round about midnight
Nat King Cole – September song
Tony Bennett – Winter wonderland
Sarah Vaughan – Triste
Ray Charles – Georgia on my mind
Frank Sinatra – My way
Ella Fitzgerald & Louis Armstrong - Summertime
Billie Holiday – Blue moon
Sarah Vaughan – Fever
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário