terça-feira, 23 de setembro de 2008

Barco Ancorado 23/09/2008


Nasceu em Madrid, às 2 horas da madrugada do dia 23 de Setembro de 1943. A família viveu na Rua Altamiro até aos seus primeiros três anos de vida. Em 1946 mudou-se para a Rua Benito Gutierrez, onde permaneceu até ao seu casamento em 1971.
Destacado atleta de futebol, ocupava a posição de guarda-redes nas camadas jovens do Real Madrid. O seu sonho era, de resto, ser futebolista profissional mas na noite de 22 Setembro de 1963, quando tinha 20 anos, ao conduzir entre Majadahonda e Madrid teve um trágico acidente que o deixou semi-paralisado durante ano e meio. No hospital ouvia rádio e escrevia poemas e versos românticos. Eladio Magdaleno, uma jovem enfermeira que o tratava, ofereceu-lhe uma guitarra. A vida tem as suas surpresas. Nascia aí uma lenda viva que hoje completa 65 anos. Julio Iglesias no Barco Ancorado.

Felizmente, Julio Iglesias recuperou do grave acidente sofrido e, em 1966, matriculou-se na Universidade de Murcia, para prosseguir os estudos. Viveu também em Inglaterra para aperfeiçoar o inglês. Aos fins-de-semana costumava cantar no pub "Air Port" algumas canções de Tom Jones, Engelbert Humperdinck e dos Beatles que estavam em voga na época. E foi em Cambridge que encontrou Gwendolyne Bollore, que foi sua namorada e a quem dedicou uma canção que fez enorme sucesso.
De regresso a Madrid, dirigiu-se a um estúdio musical, na esperança de conseguir arranjar alguém para interpretar a sua canção. No entanto, e para sua surpresa, o gerente perguntou-lhe "Porque não a cantas tu?". Julio respondeu "Porque eu não sou cantor"!
Pois, mas a verdade é que em Julho de 1968 ganhou o festival de Benidorm com a canção La vida sigue igual, tendo assinado um contrato com a Columbia Records.
Em 1969 gravou o seu primeiro LP em Londres, fez a sua primeira digressão em Espanha, cantou no Festival de Viña del Mar (Chile), participou no Festival de San Remo (Itália) e fez o seu primeiro filme 'La vida sigue igual'.
Casou em 1971 em Toledo com Isabel Preysler Arrastria, passando a sua lua de mel nas Canárias. Desse casamento nasceram três filhos: "Chabeli", Julio José e Enrique. O casal separou-se em 1978, sendo o seu casamento anulado um ano depois.

Julio Iglesias participou no Festival da Eurovisão em 1971, com a canção Gwendolyne. No ano seguinte gravou o seu primeiro disco em alemão e em 1975 o primeiro álbum em português. Três anos depois lançava discos em francês e em italiano e em 1983, em Paris, recebia o seu primeiro disco de platina do Guiness Book por ter sido o cantor que mais discos vendeu em várias línguas na história da música.
Em 1985 tornou-se um dos poucos artistas hispânicos a receber uma estrela no Hollywood Walk of Fame. Em 1988 recebeu o Grammy Award pela melhor canção latina do ano anterior com o seu álbum 'Un hombre solo'.
De tributo em tributo, em 1995 Iglesias tornou-se o primeiro artista estrangeiro na história da China a receber a prestigiada Golden Record Award.
É o artista mais popular do planeta, tendo vendido mais de 250 milhões de álbuns e recebido mais de 2.600 discos de platina e de ouro em todo o mundo.
Nenhum detalhe da sua carreira é demasiado pequeno para escapar ao seu sentido de perfeição. No estúdio de gravação Julio grava cada canção, nota por nota, palavra por palavra, até que alcance o efeito que quer - até que ouça algo que talvez somente Julio pode ouvir mas que todos podem sentir - o som da alma que treme com sentimento, um som conseguido somente com uma disciplina de ferro.

Julio Iglesias nunca esquecerá a noite de 8 de Setembro de 1997, quando recebeu o ASCAP Pied Piper Award, o mais prestigiado galardão para "entertainers", juntando-se a Frank Sinatra, Ella Fitzgerald e Barbara Streisand, entre outros.
Aos 65 anos, Julio segue a sua contínua marcha triunfal pelo mundo. A cada trinta segundos ouve-se um disco seu em qualquer rádio do mundo; os seus concertos programam-se por todo o universo e os seus discos continuam a alcançar êxitos de vendas.

Alinhamento
Julio Iglesias – Milonga (medley)
Julio Iglesias – La carretera
Mecano – Me custa tanto olvidarte
Amistades Peligrosas – Lagrimas de metal
Miguel Bosé – Eres todo para mi
Julio Iglesias – Me olvide de vivir
Enrique Iglesias – No llores por mi
Chayanne - Contra vientos y mareas
Julio Iglesias – Un canto a Galicia

Sem comentários: