segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Barco Ancorado 01/09/2008


Os Nouvelle Vague regressam a Portugal em Novembro. O grupo francês, que teve de cancelar o concerto na última edição do Optimus Alive! devido a problemas no voo, actua a 7 de Novembro no Campo Pequeno, em Lisboa, e no Teatro Sá da Bandeira, no Porto, um dia depois.
As actuações servem de apresentação ao novo e vindouro álbum do colectivo, com edição marcada para Março do próximo ano.
Além dos temas que farão parte do registo, os Nouvelle Vague trarão também consigo mais duas (novas) vozes femininas: Nadeah e Marianne Elise.
Os bilhetes para os espectáculos de Lisboa e Porto já se encontram à venda e custam entre 24 e 30 euros, para a capital, e 24 euros (preço único) para a Invicta.
Ambos os concertos têm hora de início prevista para as 21h30.

Nouvelle Vague é um colectivo musical francês arranjado por Marc Collin e Olivier Libaux. O nome deles é um jogo de palavras, referindo-se simultaneamente à "francesidade" deles, ao movimento artístico do cinema francês Nouvelle Vague, dos anos 60, à fonte das suas canções (todas são covers de músicas punk e new wave dos anos 80) e ao uso do estilo Bossa nova, também dos anos 60.

No primeiro álbum, Nouvelle Vague, o grupo ressuscitou clássicos da era da música New Wave dos anos 80 e reinterpretou-as num estilo Bossa nova picante. As canções receberam um aspecto mais acústico com ritmos flexíveis e agitadores executados de forma a colectar uma parada de chanteuses de todo o mundo (seis francesas, uma brasileira e uma nova-iorquina). Os covers incluem canções dos Joy Division, Dead Kennedys, The Clash e Depeche Mode. As várias cantoras dos Nouvelle Vague apenas executaram canções com as quais não estava familiarizadas anteriormente, com a finalidade de garantir que cada cover tivesse uma qualidade única.
O segundo álbum, Bande à Part, inclue versões de "Ever Fallen in Love?, dos Buzzcocks, "Blue Monday" dos New Order, "The Killing Moon" dos Echo & the Bunnymen e "Heart of Glass" de Blondie.

Muitas das canções dos Nouvelle Vague, tais como "In a Manner of Speaking", "Just Can't Get Enough" e "Teenage Kicks", têm sido usadas na série Sugar Rush, da rede de televisão Channel 4. As versões de "Just Can't Get Enough" e "Teenage Kicks" também têm sido usadas em anúncios no Reino Unido. Em 2005, o cover de "I Melt with You", canção da banda Modern English, foi usado como banda sonora do filme Mr. and Mrs. Smith. Já o cover de "Too Drunk to Fuck", da banda Dead Kennedys, pode ser escutado no filme de 2007 Grindhouse.
Membros, ex-membros e contribuidores (a maioria artistas franceses) dos Nouvelle Vague, são considerados parte do que se chama "Renouveau de la chanson française". Anaïs Croze, Camille Dalmais, Phoebe Killdeer, Mélanie Pain e Marina são algumas delas.

Alinhamento
Nouvelle Vague – Love will tear us apart
Nouvelle Vague – Sweet & tender hooligan
Goldfrapp – Caravan girl
Massive Atack – Five man army
Moby – Lift me up
Nouvelle Vague – Dancing with myself
Radiohead – No surprises
Aimmee Mann – Lost in space
Bjork – Hidden place
Nouvelle Vague – This is not a love song

Sem comentários: