quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Barco Ancorado 17/09/2008


Em 1998 estava desempregada. Dois anos depois, era uma das mais requisitadas cantoras norte-americanas. Muito trabalho e uma pitada de sorte foram os ingredientes necessários à confecção do seu álbum de estreia, "Not That Kind". Esta quarta-feira, 17 de Setembro, Anastacia completa 35 anos.

Anastacia Newkirk nasceu em Nova Iorque mas, após o divórcio dos pais, foi viver para Chicago com a mãe. Embora nem sempre tenha desejado seguir uma carreira musical, a cantora cresceu inserida no meio do espectáculo. A mãe era actriz de musicais e o pai cantava em hotéis e em discotecas, daí que o gosto pelo meio artístico tenha acompanhado sempre a vida de Anastacia.
Estudou na Professional Children's School em Manhattan, cidade para onde se mudou com a mãe, quando tinha 14 anos. Quando terminou o curso lembrou-se de que era das poucas que ainda não trabalhava. Gostava de poesia, de ouvir os discos de Barbra Streisand e de Elton John da mãe, e de ir a discotecas com a irmã, e foi precisamente das suas regulares saídas à noite que nasceu o gosto pela música de dança e pelo freestyle. Tornou-se uma frequentadora assídua do programa de televisão "Club MTV" e dançou numa série de telediscos, caso de "Eveybody Get Up" e "Twist and Shout" das Salt n' Pepa, até ao dia em que, numa das gravações, um produtor lhe perguntou se era cantora. Desde então, Anastacia não tem parado de trabalhar arduamente na sua carreira.

Depois de ter colaborado com vários produtores que lhe impunham o que fazer, Anastacia encontrou finalmente, em Los Angeles, O.G. Pierce, letrista, produtor e teclista, também responsável por trabalhos de artistas como Montell Jordan e CeCe Peniston. Foi O.G. o primeiro a dar a Anastacia a liberdade artística que esta procurava, e a conseguir assim registar em cassete uma amostra do talento da cantora, com o tema "One More Chance".
Apesar da gravação do tema não ter resultado na assinatura de um contrato discográfico, em 1998 Anastacia participou num concurso de procura de talentos da MTV, intitulado "The Cut", tendo concorrido com o tema "Not That Kind". Apesar de não ter saído vencedora, foi uma das dez finalistas seleccionadas de entre um total de 160 concorrentes. Do júri, fizeram parte nomes como Pete Rock, David Foster e Faith Evans.
A partir desse dia, muitas portas se abriram para o futuro da cantora, que recorda hoje ter inclusivamente recebido um telefonema de Michael Jackson.

Em 1999, Anastacia juntou-se à Daylight Records. O álbum "Not That Kind" foi editado no ano seguinte e contou com colaborações de grandes produtores da indústria discográfica como Ric Wake, vencedor de Grammy e responsável por alguns dos grandes êxitos de Mariah Carey, Celine Dion e Taylor Dane. A seu cargo ficaram os temas "Not That Kind", "Wishing Well" e "Cowboys and Kisses".
O segundo álbum, intitulado "Freak of Nature", viu a luz do dia em Novembro de 2001. Seguiu-se o homónimo Anastacia, em 2004, e actualmente a cantora encontra-se em estúdio a acabar de preparar o seu novo e quinto álbum que será lançado em Outubro e que se intitula Heavy Rotation.

Alinhamento
Anastacia – One day in your life
Anastacia – Cowboys and kisses
Sarah Connor – Skin on skin
Robbie Williams – She´s the one
Anastacia – One more chance
Alanis Morissette – Thank you
Britney Spears – I´m not a girl not yet a woman
Anastacia - In your eyes

Sem comentários: