terça-feira, 9 de setembro de 2008
Barco Ancorado 09/09/2008
Maria Rita completa esta terça-feira 31 anos. A cantora brasileira começou a cantar profissionalmente aos 24 anos. Agora, já com 31, não acha que foi tarde. Filha de Elis Regina e de César Camargo Mariano, antes mesmo de lançar um CD foi a vencedora do Prêmio APCA de 2002 como Revelação do ano. O seu primeiro disco, "Maria Rita", lançado em Setembro de 2003, vendeu mais de 1 milhão de cópias em todo o mundo. O primeiro DVD, que traz o mesmo título e foi para as lojas na primeira semana de Novembro daquele ano, chegou à marca de 180 mil cópias. Ambos foram lançados em mais de 30 países. Os números referentes à jovem cantora são sempre impressionantes. Maria Rita alcançou no Brasil Disco de Platina Triplo e DVD de Diamante; em Portugal, CD de Platina. Foram 160 shows completamente lotados ao longo de 18 meses.
Maria Rita venceu prémios importantíssimos em 2004: Grammy Latino nas categorias Revelação do Ano, Melhor Álbum de MPB e Melhor Canção em Português ("A festa"); Prêmio Faz a Diferença; o troféu da categoria Melhor Cantora do Premio Multishow e os Prémios Tim nas categorias Revelação e Escolha do Público.
A aprendizagem de Maria Rita deu-se de maneira instintiva e informal. Uma conversa com o pai, quando era mais jovem, ilustra bem isso. Maria Rita pediu que Camargo Mariano a ensinasse a tocar piano. Diante de uma negativa, encolheu-se e pensou, “Ok, tenho de aprender sozinha.” Passou a fazer aulas de canto, mais tarde, para "saber usar o instrumento". A cantora até gostaria de ter uma bagagem mais formal, mas por outro lado mostra-se satisfeita com os caminhos que escolheu, guiada pelo instinto e pelo coração.
Em Setembro de 2005, chegou às lojas o segundo trabalho de Maria Rita, exactamente intitulado "Segundo". O primeiro single foi "Caminho das águas". Juntamente com a pré-venda do CD em lojas online, foi feita a venda digital do single. Neste último caso, uma novidade no mercado brasileiro de discos. Tantos foram os downloads que houve congestionamento logo na data de lançamento.
O novo CD rendeu à cantora uma extensa turnée pelo Brasil, participações especiais em diversos CDs nacionais, shows nacionais e internacionais. O sucesso mundial de "Segundo" rendeu-lhe, em 2006, mais dois Grammys Latinos - Melhor Álbum de MPB e Melhor Canção Brasileira com "Caminho das Águas" - e mais de 50 apresentações no estrangeiro com sucesso absoluto de público e crítica no Montreux Jazz Festival, North Sea Jazz Festival, Irving Plaza e San Francisco Jazz Festival, entre outros.
No dia 14 de Setembro de 2007, Maria Rita lançou o seu terceiro CD, "Samba Meu", produzido por Leandro Sapucahy e co-produzido pela própria cantora. O CD teve lançamento simultâneo nos Estados Unidos, América Latina, México, Portugal, Israel e Reino Unido.
Já em Abril deste ano, foi-lhe concedido o Disco de Platina a "Samba Meu" pelas mais de 125 mil cópias vendidas do CD. O álbum, que foi o décimo CD mais vendido em 2007, também ganhou o prêmio de "melhor CD" no 15º Prêmio Multishow de Música Brasileira.
Alinhamento
Maria Rita – A festa
Maria Rita – Agora só falta você
Marisa Monte – Amor I love you
Arnaldo Antunes – O silêncio
Daniela Mercury – À primeira vista
Maria Rita – Veja bem meu bem
Maria Bethânia – Onde está o meu amor
Elis Regina - Romaria
Maria Rita – Dos gardenias
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário