quinta-feira, 18 de setembro de 2008
Barco Ancorado 18/09/2008
Morreu há 38 anos. Unanimemente considerado como um dos maiores guitarristas de todos os tempos, um génio criativo para alguns ou simplesmente um artesão da arte de bem tocar para outros, Jimi Hendrix, apesar da efémera carreira, conquistou um lugar cativo na história do rock'n'roll. O guitarrista norte-americano que atingiu a fama em terras britânicas, começou por tocar em várias formações, entre as quais, as bandas de apoio a nomes como Little Richard ou King Curtis. A excepção das suas capacidades depressa se tornaram uma desvantagem para a prossecução dos seus objectivos. O potencial protagonismo de Jimi ameaçou os cabeças de cartaz que então apoiava com os seus acordes, ditando desta forma o seu afastamento. A mudança para Nova Iorque ocorreu perante a necessidade de uma evolução que se mostrou complicada até então.
Hendrix começou depois a tocar em pequenos clubes e em vários agrupamentos, e viveu sérias dificuldades de subsistência, chegando mesmo a considerar a vida na capital do planeta como impessoal e selvática. Mas, no momento certo, Hendrix foi descoberto pela pessoa indicada. O baixista dos Animals, Chass Chandler, em princípio de carreira como empresário, levou Jimi para Londres. Na capital inglesa, Mitch Mitchell foi escolhido para a bateria e Noel Redding para o baixo, constituindo assim os Jimi Hendrix Experience. O colectivo depressa se transformou em fenómeno no Reino Unido, e os singles "Hey Joe", "Purple Haze" e "The Wind Cries Mary" alcançaram o top10. O álbum depois editado, "Are You Experienced?" tornou-se um sucesso incontestável, quer em Inglaterra, quer nos Estados Unidos, depois da apresentação feita no Festival de Monterey.
A capacidade inovadora das composições de Hendrix, com experimentações surpreendentes nos blues e em novas formas sonoras, acompanhadas pelos seus famosos feedbacks, ajudaram à construção de um estatuto de super estrela para o jovem americano. A música de Jimi era desconhecida, inovadora, surpreendente e psicadélica.
Uma série de conflitos com empresários e discordâncias quanto às movimentações a seguir na carreira dos "Experience" originaram o fim da formação no final de 1969. No Festival de Woodstock, Jimi apareceu em palco com uma formação de recurso, com o nome Electric Sky Church, para mais tarde formar os Band of Gypsys, com Billy Cox e Buddy Miles.
A carreira de Hendrix começou, como pouco mais tarde terminou, rapidamente. As suas composições, continuamente gravadas em estúdio, resultaram, no entanto, em apenas mais dois álbuns editados ainda em vida, "Axis: Bold as Love" e "Electric Ladyland". Os dois registos, acabaram por demonstrar-se menos consistentes que o álbum de estreia, apesar de terem tido um cuidado bem maior por parte de Hendrix, no respeitante aos arranjos finais. Estávamos então em 1970, e Jimi precipitava-se para o fim.
Os últimos meses de vida de Hendrix foram em grande parte passados em digressão. A formação tinha então Cox no baixo e Mitchell na bateria. As incidências confusas com empresários, em parte devido a contratos assinados por Hendrix antes da formação dos Experience, e com colaboradores que se multiplicavam em sugestões sobre as formas criativas de Jimi, tornaram-se habituais. No dia 18 de Setembro de 1970, Jimi Hendrix morreu em Londres, alegadamente devido a complicações derivadas do consumo excessivo de drogas. O músico compunha, na altura, mais um conjunto de originais que teria o título de "First Ray Of The New Rising Sun".
Após a morte de Jimi Hendrix, foram incontáveis as edições póstumas feitas a partir de registos deixados em estúdio ou de actuações ao vivo. No entanto, só uma foi autorizada ainda em vida por Hendrix, com os Band Of Gypsys, disco editado no ano da sua morte. O combate pelos direitos de autor das suas composições e pelo seu património prolongou-se durante largos anos, terminando apenas em 1995, quando Al Hendrix, o seu pai, conseguiu por fim a posse exclusiva dos direitos e propriedades do seu filho.
Alinhamento
Jimi Hendrix – Purple haze
Jimi Hendrix – Hey Joe
The Doors – Riders on the storm
Led Zeppelin – Whole lotta love
Jimi Hendrix - Cocaine
Gary Moore – Parisienne walkways
Pink Floyd – Waiting for the worms + The show must go on
Jimi Hendrix – Voodoo child
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário