sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Barco Ancorado 05/09/2008


Annie Lennox vai adiar o lançamento do seu novo best-of, "The Annie Lennox Collection", por se encontrar a recuperar de uma intervenção cirúrgica à coluna.
A cantora foi operada na semana passada, depois de ter sofrido um acidente, e embora esteja a recuperar, conforme revela o comunicado da sua editora, decidiu adiar o lançamento do registo para a Primavera de 2009.
"The Annie Lennox Collection" reúne algumas das composições a solo da cantora, como 'Why' e 'A Whiter Shade of Pale' e uma versão de 'Shining Light', dos Ash.

Depois de, em 1991, os Eurythmics terem chegado ao fim da linha, Annie Lennox seguiu o seu percurso musical a solo. Natural de Aberdeen, na Escócia, onde nasceu no dia 25de Dezembro de 1954, a cantora teve um contacto muito próximo com a música desde muito cedo.
Aprendeu piano e flauta quando era criança, e nos tempos do liceu ganhou uma bolsa de estudos que lhe serviu de passe para entrar na Royal Academy of Music, em Londres, de onde saiu, no entanto, antes de fazer os exames finais. Passou então a cantar à noite, conciliando a música com uma série de empregos.

Foi na década de 70, que através de um amigo Annie Lennox conheceu Dave Stewart, que por sua vez convidou a cantora para integrar a formação dos Tourists, uma banda que estava prestes a formar com a ajuda do escritor de canções Peet Coombes. Entre 1979 e 1980, a banda fez chegar às lojas três álbuns, produzindo inclusivamente o êxito "I Only Wanna Be With You", um original de Dusty Springfield.
A relação entre Lennox e Stewart evoluiu entretanto, e as tensões no seio do grupo começaram a crescer, pelo que o duo abandonou os Tourists em 1980, ano que marcou a formação dos Eurythmics, um dos projectos synth-pop mais populares da década de 80, que produziu uma série de êxitos, quer no Reino Unido, quer nos Estados Unidos, tais como "Sweet Dreams (Are Made Of This)", "Love Is A Stranger", "Who's That Girl" e "Here Comes The Rain Again".

No início dos anos 90, Lennox foi mãe, pelo que abandonou a banda por um período de dois anos. Durante o seu afastamento, os Eurythmics foram-se dissolvendo a pouco e pouco, e a cantora começou a trabalhar no seu primeiro álbum a solo, intitulado "Diva", que viu a luz do dia em 1992. O disco vendeu cerca de dois milhões de unidades só no mercado norte-americano, apoiado nos singles "Walking On Broken Glass" e "Why", para além de que foi nomeado para três Grammys.
Em 1995, Annie Lennox fez chegar às lojas mais dois álbuns, nomeadamente o platinado "Medusa", que incluiu o êxito "No More I Love You's", e a versão de "Train In Vain" (de Bob Marley).

Alinhamento
Annie Lennox - Why
Annie Lennox – No more I love you´s
Tracy Chapman – Telling stories
Seal – Love´s divine
Eurythmics – Sweet dreams
Simply Red – If you don´t know me by now
Chris Isaak – Wicked game
Annie Lennox – A whiter shade of pale

Sem comentários: