segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Barco Ancorado 22/09/2008


As actividades dos Birthday Party foram a primeira exposição do trabalho vocal e de composição do australiano Nick Cave que, depois de estar estabelecido em Londres, viu a sua celebridade crescer no período pós-punk. A actividade dos Party encerrou em 1983, altura em que Cave agrupou um outro conjunto de peso, os não menos famosos Bad Seeds, que passaram desde então a acompanhá-lo. O agrupamento contou com a presença de Mick Harvey, que foi igualmente elemento dos Birthday Party, Barry Adamson, e Blixa Bargeld, emigrado dos Einstürzende Neubauten.
A singularidade do trabalho de Nick, que teve assim uma continuidade do que havia já feito nos Party, ficou definida nas suas letras, verdadeiras histórias onde temas como a morte, o amor ou a mais requintada violência eram protagonistas. O primeiro conjunto de originais com os Bad Seeds viu a luz do dia em 1984. "From Her To Eternity" explanou os desejos líricos de Cave, ao cantar temas da autoria de Leonard Cohen, como "Avalanche", ou ao demonstrar o pretenso caminho por entre os mais negros registos de rock, clarificados em "Well Of Misery". O disco que se seguiu, "The Firstborn Is Dead" expôs repetidamente a ecléctica capacidade dos Bad Seeds ao fazerem uma destemida incursão em ritmos de blues.
Esta segunda-feira, Nick Cave está de parabéns. Completa 51 anos.

O terceiro álbum dos Seeds foi construído com base em temas de outros artistas, como John Lee Hooker ou os Velvet Underground. O registo foi um autêntico despertar de sucesso para Nick Cave, que conquistou o primeiro lugar do top inglês de independentes com "The Singer", um original de Johnny Cash. "Your Funeral My Trial", lançado ainda no decorrer de 1986, significou o retorno à tradição das narrativas cantadas de Nick. O disco sublimou ainda o poder de composição nos melhores ritmos entre o rock, os blues e outras opções clássicas.
O grupo fez depois uma paragem durante dois anos, antes da edição de "Tender Prey", em 1988. O álbum produziu um dos mais clássicos temas de Cave, "Mercy Seat". Considerado por muitos como um dos expoentes máximos das criações de Nick, "Tender Prey" ficou catalogado como uma obra-prima do australiano. A continuidade do expoente artístico de Cave continuou em 1989 quando escreveu o livro "And The Ass Saw The Angel", e um ano depois, quando editou "The Good Son", um disco que mostrou novos campos de acção. Os Bad Seeds investiram desta feita em géneros mais leves, com influências das mais variadas categorias, e Nick cantou até em português, no caso a faixa "Foi Na Cruz". "Henry's Dream" promoveu o regresso à música mais violenta, entre temas como "Papa Won't Leave You Henry" e "Jack The Ripper", Cave demonstrou uma continuação crescente dos primeiros registos.

O ano de 94 trouxe a edição de "Let Love In" e, dois anos depois, os Bad Seeds lançaram o disco que os levou à fama mundial. O álbum "Murder Ballads" expôs os duetos de Cave com Kylie Minogue e com PJ Harvey nos temas "Where The Wild Roses Grow" e em "Henry Lee", respectivamente. O consolidado êxito de "Murder Ballads" foi o melhor tónico para a edição de "The Boatman's Call", em 1997. Os registos seguintes de Cave, "The Secret Life O Te Love Song", "And the Ass Saw the Angel" e "No More Shall We Part" seguem a melhor tradição do trabalho de Cave na música, entre as palavras e a singular forma de as musicar.
No ano de 2003, Nick Cave lança o mais fraco "Nocturama" e perde pouco tempo depois o Bad Seed de longa data Blixa Bargeld, por divergências estéticas.

Um ano depois, Nick Cave recupera o velho fulgor dos Bad Seeds, através do álbum duplo "Abattoir Blues/The Lyre of Orpheus", com uma energia rock nova, utilizando coros gospel e aproximando-se, à sua maneira bem individual, da soul, como nunca aconteceu na sua carreira.
Nick Cave manteve a fertilidade criativa nos anos seguintes, através da parceria com Warren Ellis na composição das bandas sonoras de dois westerns: o australiano "The Proposition" (filme para o qual Cave assinou o argumento) e a grande produção hollywoodesca "The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford". Formou com mais três Bad Seeds (Ellis, Martin Casey e Jim Sclavunos) os Grinderman, onde Nick Cave explora o lado mais selvagem do punk-blues com uma maturidade que não tinha nos tempos dos Birthday Party. E em 2008, lança mais um álbum com os Bad Seeds: "Dig!!! Lazarus Dig!!!.

Alinhamento
Nick Cave & The Bad Seeds - The ship song
Nick Cave & The Bad Seeds – Red right hand
Sonic Youth - Superstar
Joy Division - Decades
Nick Cave - Into my arms
Jeff Buckley – Dream brother
Nick Cave & The Bad Seeds – Stagger Lee

Sem comentários: