segunda-feira, 3 de março de 2008

Barco Ancorado 03/03/2008


Completaram-se ontem – domingo – 17 anos da morte de Serge Gainsbourg, o músico, cantor e compositor francês.
Gainsbourg escreveu canções para diversos intérpretes, dentre os quais destacam-se Juliette Gréco, Françoise Hardy, France Gall, Brigitte Bardot, Jacques Dutronc, Catherine Deneuve, Alain Chamfort, Alain Bashung, Isabelle Adjani, Vanessa Paradis e para sua esposa Jane Birkin, mãe da sua filha Charlotte Gainsbourg.

Serge Gainsbourg nasceu em Paris, filho de judeus russos que haviam emigrado para França, fugindo da revolução de 1917. O pai era pianista e tocava em clubes da cidade.
A mudança do nome Lucien Ginzburg para Serge Gainsbourg aconteceu no final da década de 50. O cantor francês estreou-se em vinil em 1958 com “Du Chant à la Une!” A sua carreira acabaria, no entanto, por ganhar maior destaque em 1966, aquando da 'febre' das Ye Ye Girls, quando passou a compor e a representar a jovem cantora France Gall. Em 1968 Serge Gainsbourg iniciou um relacionamento amoroso com a actriz Brigitte Bardot, com a qual gravou canções memoráveis.

Um dos grandes sucessos de Serge Gainsbourg – provavelmente o maior - “Je t'aime moi non plus”, havia sido composto originalmente para Brigitte Bardot, mas ela, insegura com o escândalo que a música poderia causar (e certamente causou), preferiu não lançar o dueto. Serge, por sua vez, encontrou uma substituta à altura: a actriz inglesa Jane Birkin, que já havia causado escândalo com cenas de nudez em Blow Up (de Michelangelo Antonioni) e com a qual Gainsbourg foi depois casado.
Também actor e cineasta, Gainsbourg era, contudo, ele próprio o seu maior personagem. Viciado irrecuperável em cigarros, álcool, mulheres e versos com temas polémicos, coleccionou escândalos e amantes durante toda a vida. O sucesso, no entanto foi inegável, e a canção “Je t'aime moi non plus” foi regravada mais tarde por Donna Summer e Ray Conniff, entre outros.
Sempre muito polémico devido ao seu comportamento, as músicas de Gainsbourg só faziam sucesso quando eram cantadas por outros artistas ou anos depois da sua morte.

Serge Gainsbourg foi um talentoso compositor que soube 'viajar' por diversos ritmos e estilos. Produziu muitas músicas para filmes e trabalhos que vão do jazz ao rock e ao reggae, incluindo um álbum com os 'The Wailers', de Bob Marley, na Jamaica.
Gainsbourg faleceu a 2 de Março de 1991 – completaram-se ontem 17 anos-, em consequência da paragem de um coração que já não aguentava mais a sua vida de excessos. O seu corpo descansa no cemitério de Montparnasse, ao lado dos pais.

Alinhamento
Serge Gainsbourg - Requiem pour un con
Serge Gainsbourg - La javanaise
Jacques Brel - Ne me quitte pas
Jacques Dutronc - Il est cinc heures, Paris s´eveille
Joe Dassin - L´eté indien
Serge Gainsbourg & Jane Birkin – 69 année erotique
Alain Souchon - Bidon
Charles Aznavour – Que c´est triste Venise
Georges Moustaki – Chanson pour elle
Serge Gainsbourg & Jane Birkin – Je t´aime, moi non plus

Sem comentários: