segunda-feira, 17 de março de 2008

Barco Ancorado 17/03/2008


Os Waterboys actuaram na última sexta-feira em Gaia. A banda britânica apresentou-se no Pavilhão Desportivo local para um espectáculo com lotação esgotada. Além de clássicos como 'The Whole Of The Moon', Mike Scott e companhia trouxeram na bagagem temas do novo disco, "Book Of Lightning".

A música inspirada nos mais tradicionais recursos folk irlandeses, em conjunto com as mais normalizadas inspirações do pop e do rock, foram as coordenadas principais das criações dos Waterboys. Uma banda que existiu muito para além de "This Is The Sea" e do inesquecível "The Whole Of The Moon". O principal impulsionador e mentor da formação e continuidade dos Waterboys foi Mike Scott, o carismático vocalista escocês.
As ligações de Scott à música começaram quando criou a fanzine "Jungleland", para depois começar por fim a participar em formações dentro dos mais variados géneros, passando até pelo punk, antes e depois de entrar para a Universidade, onde estudou Inglês e Filosofia. Os Waterboys apareceram já depois da mudança para Londres, com a designação inspirada no tema "The Kids" de Lou Reed. O passo seguinte foi pôr um anúncio num jornal, que levou ao aparecimento de Anthony Thistlethwaite e de Kevin Wilkinson. As composições da original banda inglesa conduziram rapidamente à gravação e edição do primeiro registo, o auto-intitulado "The Waterboys", em 1983.

"A Pagan Place" foi o disco seguinte dos Waterboys. O longa duração contou com a participação de Karl Wallinger nas teclas e Roddy Lorimer no trompete, que entretanto tinham entrado para a formação. A consagração europeia chegou um ano depois com a famigerada faixa "The Whole Of The Moon", retirada do não menos conhecido álbum "This Is The Sea". A saída de Karl Wallinger, pouco depois do lançamento do disco, ditou a reformulação da banda, e levou ainda à mudança de Scott e Thistlethwaite para a Irlanda.
A nova localização dos dois músicos mostrou-se como influência primordial na composição do álbum "Fisherman's Blues". As participações de Steve Wickham, Dave Ruffy, Guy Chambers e Marco Weissman, todos eles fortemente imbuídos de claras influências vindas da música tradicional irlandesa, mostraram-se fulcrais. O som, então e já com declaradas tendências folk, teve uma continuação explanada no álbum "Room To Roam", de 1990.
Um ano depois, Mike Scott mudou-se para Nova Iorque, deixando a banda para trás. É então que com alguns músicos gravou "Dream Harder", lançado em 93. O álbum, resultante do distanciamento da formação, reflectiu um regresso a sons menos tradicionais e mais rock. O regresso à Escócia ocorreu, no entanto, pouco tempo depois, onde Scott aproveitou para entrar para uma comuna espiritual. O retiro foi o mote para "Bring 'Em All In", um novo retorno ao estilo folk tradicional. Os anos seguintes foram de paragem, tanto para Scott como para os restantes elementos da formação.

No ano 2000 surgiu finalmente um novo registo dos Waterboys, "Rock In The Weary Land", depois da compilação "The Whole Of The Moon - The Music Of The Waterboys", lançada dois anos antes. O álbum foi feito em colaboração com o regressado Thistlethwaite e com Thighpaulsandra dos Spiritualized.
Por volta de 2001, a formação dos Waterboys era constituída por Mike Scott na voz e guitarra, Richard Naiff nos teclados e o regressado Steve Wickham no violino. Dois anos depois editam "Universal Hall", um disco de teor mais acústico onde recuperam as influências célticas da época de "Fisherman's Blues". O disco é pretexto para uma digressão pela Europa.
Em 2005, chega o primeiro registo ao vivo, "Karma to Burn", que apresenta alguns temas de Mike Scott a solo, como 'Dark Side' e 'Open'. Em Abril de 2007, é editado mais um álbum de estúdio, "Book of Lightning", produzido por Scott e Philip Tennant. O nono disco de originais dos Waterboys foi também o pretexto para o regresso a Portugal, na última sexta-feira com um espectáculo em Gaia.

Alinhamento
The Waterboys – Fisherman´s blues
The Waterboys – Glastonbury song
Morrissey – Everyday is like sunday
The Smiths – Heaven knows I am miserable now
Roxy Music – Love is the drug
The Waterboys – Strange boat
Kate Bush - Babooshka
Joni Mitchell – How do you stop
Leonard Cohen – Waiting for the miracle
The Waterboys – The whole of the moon

Sem comentários: