quinta-feira, 13 de março de 2008

Barco Ancorado 13/03/2008



No dia em que foi anunciado o regresso de James Blunt a Portugal, a imprensa britânica divulgou a lista dos álbuns mais vendidos do século XXI, no Reino Unido, onde o cantor aparece à cabeça da tabela, com "Back To Bedlam".
O primeiro álbum de Blunt vendeu mais de três milhões de exemplares. Quanto à actuação do cantor em Portugal, realiza-se a 4 de Julho, em Lisboa.
Para o décimo lugar entrou o segundo disco de Amy Winehouse, "Back To Black", por vendas superiores a dois milhões de cópias. A autora de 'Rehab' vendeu mais que nomes como Robbie Williams e os Take That.
Dido, The Beatles, Coldplay e Scissor Sisters são outros dos nomes que figuram no top ten.

James Blunt entrou no mundo da música arrebatando tabelas e conquistando o título de single mais vendido de 2005 no Reino Unido, graças a 'You're Beautiful'. Quem diria que, antes de ser cantor, Blunt já tinha completado quatro anos no Exército Britânico, servindo inclusivamente no Kosovo, para onde fez questão de levar a sua guitarra.

O percurso de James Blunt esteve sempre bem distante da música: integrou um colégio interno aos sete anos, matriculou-se em Engenharia Aeroespacial por engano e alistou-se no Exército, onde foi guarda da Rainha de Inglaterra, enterrou a Rainha Mãe e serviu de modelo para muitas fotografias de turistas.
Mas a música falou mais alto e, em Setembro de 2003, James Blunt rumou a Los Angeles e captou a atenção da compositora e produtora Linda Perry, a ex-líder dos 4 Non Blondes , que tem produzido trabalhos de artistas como Pink e Christina Aguilera , e que ofereceu a Blunt um contrato discográfico com a sua editora, a Custard.

A partir do momento em que assinou um contrato com a editora Custard, James Blunt gravou o seu álbum de estreia, produzido em parceria com Tom Rothrock, que lhe valeu o troféu para Artista Revelação nos prémios MTV Europe Music Awards em Novembro de 2005. Na altura, o cantor não pôde receber o prémio em mãos na cerimónia que se realizou em Lisboa, já que estava em digressão pelos Estados Unidos.

Alinhamento
James Blunt - 1973
James Blunt - Same mistake
Daniel Powter - Bad day
Rob Thomas - Lonely no more
Jack Johnson - Coocon
Sheryl Crow - The first cut is the deepest
James Taylor - You´ve got a friend
Josh Groban - Believe
James Blunt - You´re beautiful

Sem comentários: