quinta-feira, 27 de março de 2008

Barco Ancorado 27/03/2008


A artista com mais discos vendidos da década de 90 faz hoje 37 anos. Mariah Carey nasceu para o estrelato graças à força da sua voz (consegue chegar às cinco oitavas). O seu talento fê-la passar facilmente das baladas acetinadas até ao hip-hop e à dance-pop. Mariah já foi muitas vezes comparada a Whitney Houston ou a Celine Dion, mas sobre elas possui a vantagem de compor todo o seu material.

Nascida em Long Island, Nova Iorque, a 27 de Março de 1970, filha de um venezuelano negro e de uma irlandesa, Mariah Carey mudou-se para Nova Iorque aos 17 anos (precisamente no dia seguinte a ter completado o liceu) com o objectivo de fazer carreira no mundo da música. Conhece então o teclista Ben Margulies, com o qual começa a escrever canções. A sua oportunidade surge quando é convidada a fazer coros para a cantora Brenda Starr, e é esta mesma que entrega uma maqueta de Mariah ao patrão da Columbia Records, Tommy Mottola. Bastou uma audição para que o homem forte da Columbia ficasse impressionado com o talento (e não só) de Mariah, convidando-a imediatamente a assinar contrato. Entra então em estúdio para gravar o seu álbum de estreia homónimo, editado em 1990.
"Mariah Carey", foi bastante promovido e tornou-se um sucesso, liderando os tops de vendas, com nada mais do que quatro singles ("Vision Of Love","Love Takes Time","Someday" e "I Don't Wanna Cry"), que chegaram todos eles ao primeiro lugar.
O seu sucesso repentino valeu-lhe os Grammys para Revelação do Ano e Melhor Intérprete Feminina. As expectativas eram altas quando lançou, no ano seguinte, o seu segundo álbum, "Emotions", que não desapontou, chegando o tema-título ao primeiro lugar, enquanto "Can't Let Go" e "Make It Happen", alcançavam o top 5.
A sua edição seguinte, seria o EP "MTV Unplugged", em 1992, em que revisitava os seus temas agora em versão acústica e no qual incluiu uma versão do tema dos Jackson 5, "I'll Be There", que chegou ao primeiro lugar.

Em Junho de 1993, Mariah Carey casa-se com Mottola, numa cerimónia que foi muito badalada e, alguns meses mais tarde, lança "Music Box", o seu disco mais vendido de sempre. Mais dois singles, "Dreamlover" e "Hero", conquistam o primeiro lugar das tabelas de vendas, abrindo as portas para a sua primeira tournée.
Volta em 1994 com um disco alusivo à quadra natalícia intitulado "Merry Christmas", que lhe valeu novo sucesso, "All I Want For Christmas Is You". E, em 1995, edita o seu quarto longa duração, "Daydream". Um disco que reflectia uma nova maturidade musical e que foi, de forma geral, bem recebido, valendo-lhe mesmo seis nomeações para os Grammys, ajudando-a a elevar o volume de vendas de todos os seus trabalhos à marca de 80 milhões. O primeiro single "Fantasy", entra directamente para o primeiro lugar, seguindo-se "One Sweet Day" que repetiu o feito, mantendo-se no topo das tabelas durante o tempo recorde de 16 semanas.
Depois de se separar de Mottola, regressa, em 1997, com novo disco, "Butterfly", que, para não variar, alcançou de novo grande êxito, naquele que foi o seu disco (até ao momento) mais orientado para o hip-hop. Seguiu-se "#1's", uma colectânea que inclui 13 dos seus maiores êxitos, bem como "When You Believe", um tema gravado com Whitney Houston para a banda sonora do filme "O Príncipe Do Egipto".

Com "Heartbreaker", o primeiro tema extraído do seu álbum de 1999, "Rainbow", Mariah Carey torna-se o primeiro artista a liderar as tabelas em cada ano da década de 90, colocando-a à frente dos Beatles enquanto artista com maior número de semanas passadas nos lugares cimeiros da tabela Hot 100 Singles.
Com tantos singles tão bem sucedidos a cantora vê-se na posse de mil e uma razões para editar colectâneas de êxitos. Assim, depois de "#1's", uma compilação de singles que chegaram ao topo das tabelas de vendas, editada em 1998, Mariah regressou aos álbuns em 2001 com "Glitter", o seu mais recente trabalho.

Alinhamento
Mariah Carey - Hero
Mariah Carey – Without you
Faith Evans – Kissing you
Destiny's Child -Say my name
Mariah Carey & Whitney Houston – If you believe
Barry White – Just the way you are
Toni Braxton – Spanish guitar
Mariah Carey – Against all odds

Sem comentários: