segunda-feira, 9 de março de 2009
Barco Ancorado 9/3/2009
Os Eels preparam-se para lançar um novo disco no próximo mês de Junho. O álbum, o sétimo na conta da banda, chama-se "Hombre Lobo" e chega às lojas no dia 2 de Junho, com 12 temas no seu alinhamento. Este é o sucessor de "Blinking Lights and Other Revelations", de 2005.
Os Eeels surgiram na era pós-grunge, ao fazerem pequenos concertos em clubes de Los Angeles. O vocalista e guitarrista Mark Everett, juntamente com o baixista Tommy Walter e o baterista Butch Norton, depois de se conhecerem no clube Mint Room, durante uma jam session, cativaram a atenção da cena nocturna na cidade. A editora DreamWorks fez a proposta para um contrato e assim foi editado o primeiro álbum, "Beautiful Freak", em 1996. O som dos Eels era na época definido como algo entre o hip-hop, o jazz e o grunge, entre outros estilos e compostos. Foi esta mistura de categorias que lhes deu estatuto. O álbum, segundo o mentor do grupo, é a expressão em música da celebração da diferença, contemplando e dando um lugar à beleza de todos aqueles que são considerados "fora do comum".
As composições dos Eels cedo se viram influenciadas pelos dissabores de vida do vocalista, que partiu para a Califórnia depois do suicídio de uma irmã. Antes, a sua infância não tinha sido propriamente feliz, com um caminho nas drogas duras desde tenra idade. "Electro-Shock Blues" foi o segundo longa duração editado, com claros reflexos desses períodos negros, por vezes com referências feitas em temas como "Elisabeth On The Bathroom Floor", "My Descent Into Madness" e "Going To Your Funeral". Antes da digressão promocional do segundo álbum, o baixista Tommy Walter deixou a banda.
Dois anos depois, em 2000, os Eels editam "Daisies Of The Galaxy". O álbum perpetua o carácter introspectivo das composições de Mark Everett na obra dos Eels. A morte da mãe, no fim de 1998, constituiu mais um penoso marco para o vocalista e compositor. As criações expostas neste álbum têm, no entanto, um carácter mais leve comparativamente ao trabalho anterior. O disco contou com a participação de Grant Lee Phillips, dos Grant Lee Buffalo, no baixo e de Peter Buck, dos R.E.M., no piano e guitarra. A promoção do disco foi feita em digressão ao longo do ano 2000, com concertos em todo o mundo, entre os quais, nas primeiras partes de Fiona Apple.
Em 2001, os Eels gravam "Souljacker", um disco directamente inspirado no assassino norte-americano que assombrou os EUA na década de 90, e que para além de matar as suas vítimas clamava que lhes roubava a alma.
2003 marca a edição do álbum "Shootenanny!" (gravado em 10 dias) e a ruptura das relações entre Mark Everett e o baterista de sempre, Butch, que ocorre por razões monetárias.
Em 2005, os Eels lançam o seu maior projecto de sempre: o álbum duplo "Blinking Lights and Other Revelations", com 33 faixas, e colaborações do guitarrista Peter Buck (R.E.M.) e de Tom Waits.
Alinhamento
Eels - Novocaine for the soul
Eels – Cancer for the cure
Belle & Sebastian - Expectations
Rilo Kiley – Silver lining
Elliot Smith – Memory lane
Eels – I need some sleep
Sufjan Stevens – Chicago
Blur – Sweet song
Yeah Yeah Yeahs - Maps
The Pixies – Bone machine
Eels - Souljacker
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