sexta-feira, 6 de março de 2009

Barco Ancorado 06/03/2009


Os Klaxons são a mais recente confirmação no cartaz do Optimus Alive!09. O trio britânico vai passar pelo Palco Super Bock no dia 9 de Julho.
Este é o regresso de Jamie Reynolds e companhia ao nosso país depois da passagem pelo Super Bock Super Rock em 2007.
Os autores de 'Golden Skans' juntam-se assim aos TV on the Radio, Erol Alkan e aos Crystal Castles, já confirmados para este dia no palco alternativo do festival, e aos Metallica, Slypknot, Mastodon e Lamb of God, no Palco Optimus.
O Optimus Alive!09 decorre de 9 a 11 de Julho no Passeio Marítimo de Algés. Os bilhetes já estão à venda pelos preços de 90 euros, o passe de três dias, e 50 euros, o passe de um dia.

Simon Taylor-Davis e James Righton cresceram os dois na terra de origem de William Shakespeare, Stratford-upon-Avon, e descobriram as suas afinidades musicais entre as aulas na escola, que mais tarde viriam a explorar na banda de vida curta Hollywood is a Verb, activa apenas durante o Verão de 2004.
Jamie Reynolds também descobre a veia musical durante a adolescência em Bournemouth e Southampton, integrando projectos como os Thermal and Real e os Sweet. Quando se muda para Londres conhece Simon e James e gasta parte das economias num mini kit de estúdio para gravar com eles sob o nome de Klaxons (Not Centaurs), para mais tarde ficarem apenas como The Klaxons, nome proveniente do verbo grego "klazo", que significa gritar, sendo também frequentemente usado para denominar sirenes. Por seu lado, o trio foi buscá-lo ao Manifesto Futurista.

Em 2006, os Klaxons lançam o single 'Gravity's Rainbow' com apenas 500 cópias em 7 polegadas pintadas todas à mão por eles próprios. O seu som, auto-denominado de nu rave, vai buscar influências à onda rave do final dos anos 80 e inícios dos noventa, encabeçada por bandas como os Nebula 2 e The Prodigy. Pop-rock retro q.b. impregnado de electrónica que chama a atenção dos media e do público, sobretudo com a edição dos seguintes singles 'Atlantis to Interzone' e 'Magick'.
Ainda nesse ano tocam nos Festivais de Reading e Leeds e assinam com a Polydor Records. 'Golden Skans' veio a ser o primeiro single oficial de apresentação do álbum de estreia "Myths of the Near Future", editado em Janeiro de 2007. O registo atinge o número dois da contagem britânica de álbuns.
Pelo meio o baterista Steffan Halperin, que participou no tema 'Atlantis to Interzone', torna-se membro oficial da banda, apesar de quase não aparecer nos vídeos e fotos profissionais.

Sucesso alcançado, os Klaxons começam então uma digressão pela Europa e Reino Unido, que os trouxe a Portugal à edição de 2007 do Super Bock Super Rock.
Entretanto participaram também no tema 'All Rights Reserved' do registo do mesmo ano dos Chemical Brothers "We Are the Night".
Em Setembro de 2007 foram galardoados com o Mercury Prize, o mais conceituado prémio para um álbum no Reino Unido.

Alinhamento
Klaxons – Not over yet
Klaxons – Atlantis to Interzone
Arcade Fire - Rebellion
Bloc Party – I still remember
Interpol – Slow hands
Klaxons – Golden skans
Kings of Leon – On call
Kaiser Chiefs – I predict a riot
Muse – Sing for absolution
The National – Slow show
Klaxons – Gravity´s rainbow

Sem comentários: