terça-feira, 31 de março de 2009

Barco Ancorado 31/03/2009


Os Green Day confirmaram que o álbum "American Idiot" vai ser transformado num musical este ano. A peça vai estrear em Setembro no Berkley Repertory Theatre na Califórnia. A produção esteve a cargo de Michael Mayer em conjunto com a banda.
«Não faz muito sentido, mas é isso que gosto no meio disto tudo. Quando as pessoas o virem, será como se o meu sonho mais maluco se tivesse tornado realidade», comentou Billie Joe Armstrong.
Se o resultado em Berkley for positivo, é bem possível que "American Idiot, o Musical" chegue à Broadway. Entretanto, espera-se a edição do novo disco da banda, "21st Century Breakdown", prevista para 15 de Maio.

Unanimemente considerados como os pioneiros de um movimento que reanimou o movimento punk, ainda que em novos espaços de interpretação, os Green Day passaram rapidamente do estatuto de banda alternativa e de garagem para a consagração mundial, e serviram ainda de inspiração a uma série de colectivos que decidiram enveredar pelo celebrado estilo híbrido de rock, entre o punk e o pop. A banda, constituída por Billie Joe Armstrong (guitarra e voz), Mike Dirnt (baixo) e Al Sobrante (bateria) formou-se na Califórnia, em finais de 1989. "1,000 Hours", o primeiro disco dos Day lançado de forma independente em 1991, recebeu rasgados elogios dentro do meio punk local, e acabou por levar à assinatura de um contrato com a editora Lookout. A primeira alteração na formação consumou-se ainda nesse mesmo ano quando John Kiftmeyer substituiu Sobrante. "1039/Smoothed Out Slappy Hour", o primeiro longa duração chegou ao mercado alguns meses mais tarde, antes da substituição de Kiftmeyer por Tre Cool.

Em 1992 apareceu "Klerplunk", o segundo álbum dos Green Day, que sedimentou o estatuto de banda de culto dentro da cena punk californiana. Contudo, o triunfo maior celebrou-se dois anos mais tarde com o lançamento de "Dookie". O terceiro conjunto de originais dos Day vendeu mais de dez milhões de cópias em todo o mundo e levou o trio americano à conquista do Grammy para a Melhor Prestação de Música Alternativa. O sucesso parecia então ser o destino dos Green Day, que no ano seguinte lançaram mais um álbum, "Insomniac". O disco não teve, contudo, o percurso vencedor do seu antecessor e, apesar de ter chegado ao segundo lugar da tabela americana de álbuns, não vendeu mais do que dois milhões de cópias. Só três anos mais tarde é que o trio voltou a estúdio com vista à gravação de "Nimrod", editado em 1997.

Em 2000 apareceu "Warning", um disco que mostrou uma evolução particularmente significativa em termos criativos, e que trouxe consigo êxitos como "Minority".
Seguiu-se, em 2001, "International Superhits", a compilação com os melhores temas da carreira, e um ano depois chegou às lojas "Shenanigans", uma colectânea de raridades.
O mais recente trabalho do trio norte-americano foi "American Idiot", disco que valeu a entrada directa para o primeiro lugar na tabela do seu país e sete nomeações para os Grammy Awards 2005. "American Idiot", "Boulevard Of Broken Dreams" e "Holiday" foram os três singles extraídos deste longa-duração.

Alinhamento
Green Day – Boulevard of broken dreams
Green Day - Are we the waiting
Foo Fighters – Times like these
Radiohead – High and dry
Nirvana – About a girl
Green Day – Wake me up when September ends
Pearl Jam – Last kiss
Red Hot Chili Peppers - Under the bridge
Reamon - Strong
Green Day - Whatsername

Sem comentários: