terça-feira, 10 de março de 2009

Barco Ancorado 10/03/2009


Chris Cornell é o novo nome do cartaz do Optimus Alive!09. O ex-Soundgarden passa pelo festival de Algés no dia 11 de Julho. Recorde-se que Cornell estava confirmado para a edição do ano passado, mas adiou a passagem por Portugal devido à preparação do novo disco "Scream", o pretexto para o regresso ao nosso país.
O terceiro disco a solo do músico, que está inclusive prestes a chegar às lojas, foi produzido por Timbaland e avançado pelos singles 'Scream' e 'Part of Me'.
Chris Cornell junta-se assim à Dave Matthews Band como os nomes já confirmados para o Palco Optimus no dia 11 de Julho. Os Los Campesinos são a única banda avançada para o palco alternativo, para o último dia do festival.

O primeiro instrumento na infância de Chris Cornell foi o piano, mas o cantor iniciou a carreira como baterista na banda Jones Street Band. Em 1984, juntamente com o guitarrista Kim Thayil e o baixista Hiro Yamamoto, formou os Soundgarden. Cornell tocava bateria e cantava, mas logo após Scott Sundquist assumir a bateria (tendo sido ocupada definitivamente depois por Matt Cameron), Cornell passa a dedicar-se exclusivamente ao vocal. Lançaram, entre outros álbuns, Ultramega OK (1988) e Louder Than Love (1989), tendo boa repercussão no cenário alternativo norte-americano. O primeiro EP da banda, Screaming Life, foi lançado em 1987 pela gravadora SubPop.
Em 1990, Andrew Wood, dos Mother Love Bone, morre de overdose de heroína. Cornell resolve homenagear o amigo com duas músicas da sua autoria, "Say Hello To Heaven" e "Reach Down". Junta-se a Jeff Ament e Stone Gossard, ambos membros dos Mother Love Bone, além dos recém recrutados Mike McCready e Eddie Vedder e formam os Temple Of The Dog, que terminam após o fim das gravações do seu único álbum, o auto intitulado Temple Of The Dog. Mike McCready e Eddie Vedder viriam a compor posteriormente os Pearl Jam.

Em 1991 foi lançado Badmotorfinger, álbum que torna os Soundgarden mundialmente famosos graças à grande atenção pelas bandas da cena de Seattle, impulsionada pelo Nirvana. O álbum mais famoso e bem sucedido comercialmente dos Soundgarden é Superunknown, de 1994, que vendeu mais de cinco milhões de cópias somente nos Estados Unidos. Down On The Upside é lançado em 1996, não obtendo o mesmo sucesso comercial do álbum anterior. Os Soundgarden anunciam o seu fim em 1997.
Em 1999, Cornell lança o álbum a solo Euphoria Morning, vendendo 300 mil cópias nos Estados Unidos, merecendo-lhe uma indicação para os Grammy. Em 2001 formou os Audioslave juntamente com os ex-membros do Rage Against the Machine, lançando o álbum Audioslave em 2002, que obteve muita repercussão positiva na imprensa.

Em 2005, os Audioslave entraram para a história, tornando-se o primeiro grupo americano a realizar um show em Cuba. No mesmo ano foi lançado o álbum Out Of Exile. Revelations seria lançado no início de Setembro de 2006. Ainda nesse ano Chris Cornell lançou um novo single, You Know My Name, música tema de James Bond Casino Royale, filme que estreou Daniel Craig como agente secreto 007. No dia 15 de Fevereiro de 2007, Cornell anunciou a sua saída dos Audioslave. E o segundo álbum a solo, Carry On, foi lançado no dia 5 de Junho de 2007, seguindo-se uma turné mundial para promoção do disco. Para os próximos dias está previsto o lançamento de Scream, o novo álbum de Chris Cornell produzido por Timbaland.

Alinhamento
Chris Cornell – Long gone
Chris Cornell – You know my name
Smashing Pumpkins – Stand inside your love
Beck - Loser
The White Stripes - Jolene
Soundgarden – Black hole sun
Pearl Jam – Last kiss
Bush - Swallowed
Audioslave – Be yourself

Sem comentários: