terça-feira, 3 de março de 2009

Barco Ancorado 03/03/2009


São muitos e são suecos. Podíamos resumir assim a recente diáspora da pop nórdica por paisagens menos frias, mas o epíteto também cai bem na orquestra pop e colorida que são os I'm from Barcelona. A banda que hoje damos a conhecer no Barco Ancorado e que passou nos últimos dias por Lisboa. São 29 os membros que acompanham o mentor Emanuel Lundgren nesta aventura que começou em 2005. Entre instrumentos, balões e confettis, os 16 membros que estiveram num Lux completamente esgotado, apertaram-se em reverência comum à festa, essa sim a pedra base deste coro pop sueco.

No seu mais recente disco, os I'm From Barcelona perguntam "Who Killed Harry Houdini?" e deixam-nos também a perguntar se a melancolia mais acentuada de alguns dos novos temas, quando comparados com o disco de estreia "Let Me Introduce My Friends", saltaria bem para a arena de sorrisos e boa disposição com que são creditadas as suas apresentações ao vivo. Mas no seu concerto de Lisboa nem foi preciso esperar muito para a intimidade se instalar entre o palco e a assistência, que respondeu entusiasta depois de Lundgren fazer o convite «esta noite queremos ficar a conhecê-los».

O público que encheu o Lux para o concerto dos I´m from Barcelona cantou a plenos pulmões quase todos os temas, mostrando-se tão à vontade nos mais antigos como 'This Boy', 'The Painter' ou 'Barcelona Loves You', como nas canções do último disco, 'Paper Planes', 'Mingus' ou 'Music Killed Me', todas elas novos hinos daquela maneira tão especial e festiva com que Lundgren e os seus muitos amigos tratam a música.
Entre crowd surfing, karaoke nas primeiras filas, passeatas entre o público e uma simpatia desarmante, os I'm From Barcelona são a prova dada de que a criação de música não tem de andar sempre pela arena do conceptual.

Com os I´m from Barcelona, em palco os temas aparecem naturalmente mais rock, com a bateria no centro da 'confusão' harmónica que o improviso e a teatralidade dos membros traz a espaços. O que não quer dizer que tudo não esteja muito bem ensaiado. 'Oversleeping' e 'We're From Barcelona' fundem-se os dois na perfeição e os mais lentos 'Ophelia' e 'Rufus', caem muito bem num encore que começou com a loucura total de 'Treehouse'. Antes, banda e público já tinham selado o segredo de uma noite inesquecível com o refrão de 'We Are Your Friends' dos Justice. Tudo isto sempre sem parar de saltar ou bater palmas. Quando no final o grupo desceu para junto do público e o incitou a acompanhá-los num comboio saltitante, o Lux encheu-se ainda mais de sorrisos. Está visto e provado. Os I'm From Barcelona fazem bem à saúde.

Alinhamento
I´m from Barcelona – Music killed me
I´m from Barcelona - Ophelia
Shout Out Louds – Tonight I have to leave it
Belle and Sebastian – I´m a cuckoo
Camera Obscura – Tears for affairs
I´m from Barcelona -Paper planes
Feist - Mushaboom
Rilo Kiley – Silver lining
Shivaree – Goodnight moon
I´m from Barcelona - Headphones

Sem comentários: