segunda-feira, 30 de março de 2009

Barco Ancorado 30/03/2009


Andrew Bird regressa ao nosso país no próximo mês de Maio. O compositor norte-americano passa pelo Cinema São Jorge em Lisboa no dia 25 daquele mês, subindo ao palco do Theatro Circo de Braga no dia seguinte.
"Noble Beast" é o nome da mais recente edição deste músico, que canta sobre loops e passa da guitarra para o violino com um facilidade desarmante nos seus concertos. Os bilhetes custam 20 euros.

A razão da migração de algumas aves, é na maioria dos casos a busca de melhor clima e a procura de alimento. Ora com Andrew Bird aconteceu o mesmo. Primeiro a busca de um lugar pacífico, sossegado e equilibrado, coisa que conseguiu no interior dos EUA, numa pequena quinta no estado de Illinois; de seguida com mestria alimentou o corpo e a mente e o efeito de toda esta disciplina está implícito em “Noble Beast”. O 8º disco de Bird é fortemente cerebral e apinhado de requinte. Já vão longe os tempos do pop mais objectivo e concreto de Mysterious Production of Eggs, desde do trabalho de 2007 (Armchair Apocrypha) que Andrew Bird começou a piscar o olho à folk e essa passagem tem sido feita de uma forma pacífica. As roturas têm sido mínimas e a eficácia enorme.

O disco “Noble Beast” continua a mostrar um músico de um enorme talento. O engenho de Andrew está em perfeita ascensão, mais do que nunca está exemplar na composição, tem uma faculdade natural na sua voz, vive a genialidade do seu assobio e continua um violinista de arte refinada. Chegado a este ponto, já nada pode correr mal. Agora há que continuar a migrar pelo mundo fora e alimentar todo o bando sequioso da sua música.

Alinhamento
Andrew Bird – Oh no
Andrew Bird – Fake palindromes
Sufjan Stevens – For the widows in paradise
Elliot Smith – Memory lane
Arcade Fire - Rebellion
Andrew Bird - Plasticities
Rufus Wainwright – Going to a town
The Spill Canvas – Lullaby
The Verve - Numbness
Andrew Bird – Oh Ho!

Sem comentários: