sexta-feira, 20 de março de 2009

Barco Ancorado 20/03/2009


Elton John passa pelo Estádio do Restelo no dia 27 de Junho. Segundo informação avançada pela edição online da revista Blitz, o cantor traz a Lisboa um espectáculo recheado dos muitos êxitos da sua carreira.
Este é o regresso do intérprete de 'Tiny Dancer' ao nosso país, depois das passagens por Vilar de Mouros em 1971, o Estádio de Alvalade em 1992 e o cancelamento em cima da hora do espectáculo no Casino Estoril, em 2000.

Elton John, que dispara para a fama nos excessivos anos 70, é um homem que desde sempre desafiou todas as convenções. Foi educado de forma repressiva pelo pai, que queria que ele se tornasse banqueiro. Apesar da sua paixão pela música (começou a tocar piano aos quatro anos), o pai baniu de casa todos os discos de rock n' roll. Mas a mãe, com pena dele, passava-lhe clandestinamente discos de Little Richard e Jerry Lee Lewis. Aos 11 anos, entra para a Royal Academy Of Music, mas desiste do curso antes de acabar, para tentar uma carreira no rock. Começa a tocar em bandas locais, incluindo os Bluesology, o grupo de apoio do cantor John Baldry. A influência de Baldry e do saxofonista Elton Dean é imensa e como resultado dela resolve adoptar os seus nomes.
Elton revela-se então uma figura excêntrica, com o cabelo colorido e com pares de óculos de todas as formas e feitios. Em 1967, inicia uma parceria com Bernie Taupin, autor das letras das suas músicas. Em 1971, o par torna-se o primeiro, desde os Beatles, a ter simultaneamente quatro álbuns no top ten norte-americano.

A meio da década de 70, Elton John atinge o seu zénite: entra no filme "Tommy", aparece na capa da revista Time e coloca a sua estrela no Passeio da Fama de Hollywood. Grava também, com o seu amigo John Lennon, o tema "Whatever Gets You Through The Night", que se viria a revelar um estrondoso sucesso,.
Até a sua parceria com Taupin se desintegrar, em 1977, a dupla dominou as tabelas com hits como "Your Song", "Rocket Man", The Bitch Is Back" ou "Good Bye Yellow Brick Road"s. Em 1980 dá-se o reencontro e nessa década Elton John adopta uma postura menos exuberante, tanto em palco como na vida privada. A sua música também muda, torna-se mais suave e com mais influências de blues. É então que os seus problemas pessoais começam a ensombrar a sua música. Casa-se em 1984, após ter anunciado a sua bissexualidade em 1976. O casamento termina passados quatro anos. Envolve-se, de seguida, com Ryan White, um jovem hemofílico que sofria de SIDA, e que acaba por morrer em 1990. A morte do companheiro afecta-o profundamente. E pouco depois, inicia uma cura de reabilitação devido a problemas com o consumo de drogas e álcool, bem como de bulimia, assumindo-se então como gay e não como bissexual.

Em 1994, Elton John galga de novo as tabelas com vários temas do filme da Disney "Rei Leão" (nomeadamente "Can You Feel The Love Tonight"), que chega ao primeiro lugar das tabelas e é considerado o álbum do ano.
O ano de 1997 é marcado por duas tragédias: a morte do estilista Gianni Versace e da princesa Diana (ambos amigos íntimos). Mas, em 1998, voltam as boas notícias: é-lhe atribuído, pela Rainha Isabel, o título de cavaleiro do seu país natal e a Recording Industry Association Of America anuncia-o como o segundo artista a solo, de todos os tempos, com mais discos vendidos, apenas atrás de Garth Brooks.
Continua a compor bandas sonoras e em 2000 edita "One Night Only: The Greatest Hits Live", registado no Madison Square Garden, com Mary J.Blige e Bryan Adams como convidados.
Em 2001, regressa com "Songs From The West Coast", que, na lista de convidados, inclui Stevie Wonder, Billy Preston e Rufus Wainwright.
Seguem-se “Peachtree Road”, em 2004, e “The Captain and the Kid”, em 2006.

Alinhamento
Elton John – Nikita
Elton John – Your song
Rod Stewart – Shelly my love
James Taylor – You´ve got a friend
Chicago – Glory of love
Elton John – Can your feel the love tonight
Phil Collins – Against all ods
Josh Groban – Remember when it rained
Michael Buble - Everything
Elton John - Sacrifice

Sem comentários: