quarta-feira, 18 de março de 2009
Barco Ancorado 18/03/2009
A editora de Jeff Buckley, a Columbia, anunciou o lançamento de um CD/DVD com interpretações ao vivo nunca ouvidas e vistas do desaparecido compositor norte-americano. A edição chama-se "Grace Around the World" e teve como produtora executiva a própria mãe de Buckley, Mary Guilbert. O lançamento assinala os 15 anos do único disco editado em vida pelo jovem músico, "Grace" (1994). A chegada às lojas está marcada para o dia 2 de Junho.
"Grace Around the World" traz registos das passagens de Buckley por programas de televisão nos EUA, Alemanha, Inglaterra e Japão, juntamente com interpretações únicas de 'What Will You Say'. A versão de luxo traz ainda o documentário "Amazing Grace", realizado por Laurie Trombley e Nyla Bialek Adams, duas fãs do músico que compilaram numa hora imagens de concertos de Buckley, bem como entrevistas aos seus admiradores e conhecidos.
Filho do grandioso escritor de canções Tim Buckley, Jeff Buckley deu início à sua carreira sob o olhar atento e carregado de expectativas de todos aqueles que conheciam o trabalho do seu pai, e queriam ver em Jeff um herdeiro do seu talento. Apesar de ter havido apenas uma ínfima semelhança entre as sonoridades compostas por ambos, à semelhança do pai, o músico criou desde o início da sua curta carreira uma legião de fãs, que acabou por se tornar num fenómeno de culto.
Jeff Buckley nasceu em Orange County, na Califórnia, em 1966, e morreu afogado, aos trinta anos de idade, num trágico acidente ocorrido em Memphis, no Rio Mississippi, no dia 29 de Maio de 1997.
Quando Buckley entrou em estúdio com o baixista Mick Grondhal, o baterista Matt Johnson e o produtor Andy Wallace, gravaram sete temas, entre os quais se contavam "Grace" e "Last Goodbye", assim como três versões, uma das quais para "Hallelujah" de Leonard Cohen, e outra para "Corpus Christi Carol" de Benjamin Britten.
Os factos contam que numa quinta-feira à noite, dia 29 de Maio de 1997, Buckley estava a passear com um amigo na marina de Mud Island Harbour, perto do Rio Mississippi, quando decidiu mergulhar vestido na água. Depois de ter passado um barco, o amigo deixou de ver Buckley devido à ondulação provocada, e após dez minutos de procura chamou a polícia, que prosseguiu as buscas durante dois dias, sem quaisquer resultados. O corpo foi encontrado três dias depois, na margem do rio, por um grupo de pessoas que passeavam de barco perto da zona do acidente.
A partir daqui, a história faz-se de discos póstumos gravado ao vivo: em 2000 foi editado "Mystery White Boy" e em 2001 "Live a L'Olympia".
Alinhamento
Jeff Buckley - Grace
Jeff Buckley - What will you say
Ryan Adams and The Cardinals – Easy plateau
Elliot Smith - Memory lane
Sufjan Stevens – To be alone with you
Jeff Buckley - Corpus Christi Carol
Rufus Wainwright – Why does it always rain on me
Damien Rice – The blower´s daughter
Jeff Buckley – Last goodbye
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário