quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Barco Ancorado 27/02/2008


Os Kings Of Convenience e os Beirut actuam em Portugal em Julho deste ano. As duas bandas integram uma lista de mais de 20 espectáculos apoiados por uma rede móvel de telecomunicações. A apresentação dos concertos, bem como de todo o plano de iniciativas da empresa na área da música, decorreu na última terça-feira, no Santiago Alquimista, em Lisboa.
WrayGunn, Shout Out Louds, The National, Cat Power, Animal Collective, Clã e Cool Hipnoise também vão protagonizar espectáculos com o apoio da mesma rede, que patrocina, igualmente, o festival Alive!.
A iniciativa contou, também, com um showcase de Rita Redshoes, no qual a artista interpretou alguns temas do seu álbum de estreia, "Golden Era", cuja edição está prevista para a segunda semana de Março.
Esta quarta-feira destacamos os Kings Of Convenience no Barco Ancorado.


Erlend Oye é ruivo, despenteado e usa uns óculos quadrados, daqueles que parecem ter sido herdados do avô e que lhe terão certamente valido muito carolos na escola. Consta que acredita que nasceu para comunicar, missão que cumpre com gosto e grande talento quando se apresenta ao serviço em palco.
Eirik Glambek Bow representa o grupo dos tímidos espalhados pelo mundo fora. Mais recatado, com menos queda para a teatralidade, é ele o responsável pelo lado instrospectivo de uma dupla que em Julho de 2002 aceitou o desafio de assentar arraiais no Festival do Meco, de guitarra acústica e piano às costas, em plena comemoração do período de ascensão da música electrónica. Na opinião de muitos, foram os reis da noite.
Chamam-se Kings Of Convenience e em 2001 tornaram-se num dos principais nomes representantes da música norueguesa com o álbum "Quiet is the New Loud", a par do escritor de canções Sondre Lerche e dos mais-virados-para-a-electrónica-Röyksopp.

Erlend e Eirik, os intérpretes dos Kings Of Convenience, são amigos de infância, cresceram juntos em Bergen, uma cidade que, segundo lhes disseram, é parecida com São Francisco. Viveram em Inglaterra, onde estiveram a estudar e a tocar em bandas várias, até que finalmente começaram a tocar em formato duo, apenas com guitarras acústicas. Já nessa altura cantavam composições originais.
Não tardou até que através de uma rede de contactos fossem parar a Manchester, a casa de um elemento dos Alfie. Por lá conheceram Badly Drawn Boy e gravaram o primeiro disco, um trabalho homónimo, que foi editado em 1999 através da editora americana Kindercore. Os tempos que se seguiram foram passados em estúdio com as atenções centradas sobre "Quiet is the New Loud", que em 2001 lhes valeria a aclamação generalizada por parte da crítica.
No mesmo ano foi editado o álbum "Versus", onde foram reunidas versões dos temas originalmente incluídos em "Quiet is the New Loud", revistos por nomes como os Röyksopp, Four Tet, Alfie, Ladytron, David Whitaker, entre outros.

Alinhamento
Kings of Convenience – Homesick

Kings Of Convenience – Misread
Cat Power - How Can I Tell You
Elliott Smith - Memory Lane
Belle & Sebastian – Expectations
Kings Of Convenience - I'd Rather Dance With You
Rilo Kiley - Silver Lining
Sondre Lerche - Two Way Monologue
Kings Of Convenience - Manhattan Skyline

Sem comentários: