terça-feira, 29 de setembro de 2009

Barco Ancorado 29/09/2009


Leonard Cohen actuou esta semana em Israel, naquele que foi o primeiro concerto do intérprete naquele país em mais de 30 anos.
A passagem de Cohen por Telavive levantou os protestos dos activistas palestinianos, devido ao conflito armado constante entre os dois países, mas o cantor enfrentou o boicote e actuou durante três horas perante o público israelita, não sem antes fundar um Fundo para a Reconciliação, Tolerância e a Paz, com o objectivo de ajudar a «mudar os sentimentos das pessoas e trazer a paz». Grande parte do dinheiro recolhido pela fundação vai ser entregue à organização Parents Circle, destinada a apoiar pais de ambos os lados que tenham perdido familiares no conflito.

A Parents Circle foi elogiada várias vezes por Cohen durante o concerto, já que vários membros palestinianos encontravam-se na audiência. O intérprete canadiano segue assim o exemplo de artistas como Madonna e Depeche Mode, nomes que deram concertos recentes em Israel, depois de vários anos afastados daquela zona do mundo devido ao conflito Israelo-Palestiniano.
A última vez que Leonard Cohen, ele próprio de origem judia, actuou em Israel foi em 1975.

Alinhamento
Leonard Cohen – Waiting for the miracle
Leonard Cohen – Democracy
Bob Dylan – Beyond here lies nothin
Nick Cave – Into my arms
Leonard Cohen – I´m your man
Lou Reed – Walk on the wild side
Neil Young - Off the road
Leonard Cohen – Take this waltz

Sem comentários: