quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Barco Ancorado 09/09/2009


Seu Jorge já agendou o seu regresso a Portugal: no próximo dia 9 de Outubro, actua no Campo Pequeno, em Lisboa. O músico brasileiro vem apresentar o mais recente disco, "América Brasil", que lhe rendeu um Grammy latino na categoria de melhor álbum de MPB.
Em palco, Seu Jorge apresenta-se com mais 12 músicos que ajudam a preparar um caldo musical de samba, rock, soul e funk.
O preço dos bilhetes varia entre os 22 e os 33 euros e o espectáculo começa às 21h30.

Seu Jorge, nome artístico de Jorge Mário da Silva, nasceu em Belford Roxo, no Brasil, a 8 de Junho de 1970. É actor, cantor e compositor de MPB, Samba e Soul.
Primogénito de quatro filhos, Seu Jorge teve uma infância tranquila, frequentando a escola e ajudando a mãe a tomar conta dos irmãos. Começou a trabalhar com apenas dez anos de idade numa recauchutagem, a primeira de várias ocupações. Foi também contínuo, marceneiro e office-boy, entre outras coisas. As variadas profissões nunca ofuscaram o seu verdadeiro desejo de se tornar músico. Desde adolescente, frequentava as rodas de samba cariocas acompanhando o pai e os bailes funks e bailes charmes da periferia, e cedo começou a profissionalizar-se cantando na noite.

Seu Jorge foi primariamente conhecido como violinista, mas também toca vários instrumentos, como o baixo. A morte do seu irmão Vitório levou a família à desestruturação, e Seu Jorge virou praticamente sem abrigo durante três anos. A sua vida ganha um novo rumo quando o clarinetista Paulo Moura o convida para fazer um teste para um musical de teatro. Foi aprovado e acabou por participar em mais de 20 espectáculos com o Teatro da Universidade do Rio de Janeiro, como cantor e actor.

Seu Jorge participou na formação da banda Farofa Carioca, que lançou o seu primeiro CD em 1998 com uma competente mistura da ritmos negros de várias partes do mundo, como samba, reggae, jongo, funk e rap. A partir daí, Seu Jorge deu definitivamente rumo à sua carreira e passou a participar em vários projectos, como um disco de tributo a Tim Maia e a participação em estúdio e na turné da banda brasileira Planet Hemp, em 2000.

Alinhamento
Seu Jorge - Burguesinha
Seu Jorge – Bem querer
Maria Rita – Dos gardenias
Lenine – Ciranda praeira
Seu Jorge – Fiore de la Citta
Zeca Baleiro – Telegrama
Vanessa da Mata – A nossa canção
Seu Jorge – Una mujer

Sem comentários: