quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Barco Ancorado 10/09/2009


Os Bee Gees vão regressar pela primeira vez desde a morte há seis anos de Maurice Gibb (um dos três irmãos Gibb que formavam o grupo). A revelação do regresso foi feita por Robin Gibb ao programa radiofónico da BBC "Test Match Special".
Segundo declarações à estação estatal britânica, Robin e Barry Gibb estão a preparar uma digressão ao vivo sob o nome de Bee Gees. A surpreendente notícia contraria as afirmações dos dois irmãos sobreviventes, proferidas aquando da morte de Maurice Gibb, de que os Bee Gees nunca mais voltariam a juntar-se.
Os três irmãos Gibb formaram um dos grupos pop mais bem sucedidos de sempre. O auge dos Bee Gees ocorreu nos anos 70, sobretudo durante o furor do disco sound. 'Stayin' Alive', 'How Deep Is Your Love' e 'Night Fever' foram alguns dos maiores êxitos da formação.

A história musical dos irmãos Gibb remonta ao final dos anos 50, quando fizeram as primeiras apresentações ao vivo, em Manchester. Na época, Barry, Robin e Maurice actuaram com designações tão diferentes como The Blue Cats ou The Rattlesnakes. A mudança da família para a Austrália, em 1958, foi mais um passo para a concretização de uma carreira repleta de êxitos, mas com períodos difíceis.
A designação do trio passou então a ser Brothers Gibb, e as actuações continuaram na Austrália, nomeadamente em Brisbane, a cidade escolhida pela família. Depois, adoptaram o nome de Bee Gees, ao mesmo tempo que assinaram o primeiro contrato discográfico, em 1962, com a editora australiana Festival.
Nove anos passados sobre a partida, os Gibb regressaram a Inglaterra. Mas, mesmo antes de partirem, os irmãos enviaram antecipadamente algumas maquetas que acabaram por despertar o interesse de Robert Stigwood que trabalhava, por exemplo, com Brian Epstein. Após a chegada a Inglaterra, Stigwood arranjou ao trio um contrato de cinco anos. O alinhamento sofreu então alterações com a inclusão de Vince Melouney para a guitarra e de Colin Peterson para a bateria. O primeiro single gravado em Inglaterra, "New York Mining Disaster 1941" conseguiu chegar ao top20 inglês, e alcançou posição semelhante nos Estados Unidos. O contrato conseguido com a Polydor, em Inglaterra, e com a Atlantic, mostrou-se bastante proveitoso para todas as três partes envolvidas.

O single "Massachusetts" precedeu o álbum "Bee Gees First", o primeiro editado, simultaneamente, no Reino Unido e nos Estados Unidos. Os registos seguintes, "Horizontal" e "Idea" serviram como que para a solidificação do projecto e da capacidade criativa do grupo. O último ano da década de 60, deu lugar à edição de "Odessa", um duplo álbum, que acabou por ser o derradeiro dos irmãos como trio, pois, pouco depois, Robin deixou o agrupamento alegadamente devido à discussão sobre que tema escolher para primeiro single.
Alguns desentendimentos levaram a uma inactividade que se prolongou durante cerca de um ano e meio. A reunião acabou por acontecer ainda em 1970, e o single "Lonely Days" transformou-se no primeiro nº1 conseguido nos Estados Unidos.
Os tempos mudaram, e as transformações sociais entretanto ocorridas provocaram, claro está, mudanças nas correntes e tendências musicais. O estilo de música dos Bee Gees estava agora em desuso com o rock mais duro a tomar conta do mercado. "Life In A Thin Can", editado em 1973, não conseguiu sequer chegar ao top40 americano.

A ajuda de Eric Clapton mostrou-se essencial. Aconselhando os Bee Gees a gravarem nos Criteria Studios de Miami, Clapton abriu caminho à gravação de "Mr.Natural", de 1974, que mostrou o grupo em composições mais influenciadas pela música americana, pela soul e pelo R&B. A mudança de estilo consolidou-se em "Main Course", lançado no ano seguinte. A consolidação do novo rumo veio com os temas incluídos na banda sonora do filme "Saturday Night Fever". Composições como "Staying Alive" e "How Deep Is Your Love" ocuparam o primeiro lugar dos tops. Na altura, vivia-se no auge da música disco e as criações dos irmãos Gibb estiveram no lugar certo e na hora certa.
Já o fim da década de 70 e o início da de 80 mostraram-se fatais para a família Gibb. Em 88, depois de uma efémera carreira a solo e de uma vida de excessos, o irmão mais novo, Andy Gibb, perdeu a vida.
A carreira dos Bee Gees nunca mais voltou aos dias de glória passados. "Live-One Night Only" foi a última edição depois de quase dez anos de jejum de palcos. As últimas aparições dos Bee Gees foram em concertos no Verão de 98, comemorando, na altura, os 40 anos de carreira. Em 2001, voltaram a aparecer, mas desta feita nas prateleiras das discotecas, com mais um conjunto de êxitos intitulado "Record: Their Greatest Hits".
A 12 de Janeiro de 2003, Maurice Gibb morre vítima de ataque cardíaco. Em sequência disso, os irmãos anunciam o fim do grupo.

Alinhamento
Bee Gees - Tragedy
Bee Gees - Stayin´alive
Donna Summer – Love to love you baby
KC and The Sunshine Band – Please don´t go
Elton John - Sacrifice
Bee Gees -Night fever
Abba – Dancing Queen
Gloria Gaynor – I will survive
Bee Gees - How deep is your love

Sem comentários: