terça-feira, 30 de junho de 2009

Barco Ancorado 30/06/2009


Elton John passou por Lisboa para uma noite de celebração dos seus mais de 40 anos de carreira e para um concerto que quase encheu o Pavilhão Atlântico no máximo da sua capacidade de recepção de espectáculos musicais. Uma multidão de fãs ávidos e mais velhos que o normal nestas andanças do rock, que pouco mais pedia além dos muitos sucessos que a faceta artística de Reginald Kenneth Dwight dá ao mundo desde que pegou no piano nos anos 60. E foi isso mesmo que receberam.

No alto dos seus 62 anos, Elton John é um letrado em plateias e fora baladas obrigatórias como 'Candle In the Wind', 'Sorry Seems to be the Hardest Word' ou 'Don´t let the Sun Go Down on Me', brindou os admiradores portugueses com um alinhamento de homenagem ao bom e velho rock n´roll, que aqueceu e bem a moldura humana que encheu a sala lisboeta, ela própria uma das protagonistas da noite.
De cor-de-rosa como só ele, Elton John passa todo o tempo sentado ao piano, levantando-se sempre entre cada tema para agradecer e pedir mais palmas. As canções sucedem-se ao ritmo de greatest hits, não estivesse esta passagem por Portugal inserida na 'Rocket Man Tour', nome retirado da canção de 1972 que em concerto espelha bem o que ainda mantém a vitalidade na expressão ao vivo de Elton John e a recaída ora no blues ora no country que em muito se deve aos músicos que o acompanham, também veteranos e quase todos norte-americanos, terra que tão bem adoptou John.

Os temas mais antigos e animados fazem as delícias dos fãs, que acompanham na ponta da língua 'Daniel', 'Honky Cat', 'Sad Songs' e o óbvio 'Crocodile Rock', que levantou literalmente toda a gente da cadeira como se fosse o momento mais esperado do concerto. Não faltaram também temas menores dados ao swing como 'Sacrifice', 'Bennie and the Jets' e 'Tiny Dancer', esta última dedicada às meninas da sala.
A verdade é que neste regresso ao nosso país, Elton John não deu os ares de diva com que muitas vezes é retratado.

Genuinamente contente com a reacção do público e dando mostras de velha raposa, Elton John começou o encore a assinar autógrafos à boca de palco, numa proximidade com os fãs que deixa bem longe a impressão causada há uns anos atrás quando cancelou um espectáculo no Casino do Estoril devido a um arrufo amoroso. De volta ao piano, fechou com 'I´m Still Standing' e 'Your Song' para o coro final para trautear na saída da sala lisboeta, pelo meio das expressões de contentamento que se foram ouvindo entre os assistentes. Um dos catedráticos da música ligeira a não desiludir nesta passagem pela capital portuguesa.

Alinhamento
Elton John - Can you feel the love tonight
Elton John - Sacrifice
Paul McCartney – Jenny wren
Rod Stewart - Sailing
Eagles - Desperado
Elton John - Nikita
Chicago - If you leave me now
Phil Collins – True collors
Elton John – Your song

Sem comentários: