segunda-feira, 29 de junho de 2009

Barco Ancorado 29/06/2009


Os Editors acabaram de anunciar o título e a data da edição do seu terceiro disco. “In This Light and On This Evening” chega às lojas no dia 21 de Setembro. Segundo um comunicado de imprensa da banda, o sucessor de “An End Has a Start” é mais virado para a electrónica, traduzindo aquilo que o quarteto chama “dar às máquinas um toque humano”. O álbum foi gravado na íntegra em Londres, cidade que de acordo com o vocalista Tom Smith “está em todas as canções”.
A nova edição vai ser também pretexto para uma digressão dos britânicos prevista para começar em Novembro.

Os Editors nasceram na Inglaterra em 2002 formados por quatro estudantes de Tecnologia da Música, depois de chegarem à conclusão de que o seu talento andava mais perto da música do que da tecnologia.
Antes de assinarem o primeiro contrato discográfico em 2004, Tom Smith, Chris Urbanowicz, Russell Leetch, Geraint Owen e mais tarde Ed Lay, que substituiu Owen, já tinham percorrido grande parte da Inglaterra em concerto, mostrando as canções originais que em 2005 viriam a compor "The Back Room", o registo de estreia que mostrou ao mundo o rock recheado de referências New Wave que os caracteriza.
Antes da edição do disco de estreia, os Editors já tinham mostrado os singles 'Bullets', 'Munich' e 'Blood'. "The Back Room" chega em Julho de 2005 e atinge o número 2 da contagem britânica de álbuns em Janeiro de 2006.

A banda parte numa digressão conjunta com os Stellastarr* pelos EUA, que inclui passagens pelos festivais de Coachella e Lollapalooza, além da presença em programas de televisão como Late Night With Conan O'Brien, que contribuem em muito para a crescente popularidade naquele país. "The Back Room" é também o pretexto para a estreia em Portugal, com um muito comentado concerto ainda durante a tarde no Super Bock Super Rock em Lisboa.
No final desse ano, Tom Smith e companhia revelam que estão a trabalhar no segundo disco. "An End Has a Start" chega em Junho de 2007 e entra directamente para o topo da contagem britânica de álbuns, depois de ser apresentado pelo single 'Smokers Outside the Hospital Doors'. O registo conta com a produção do aclamado Jacknife Lee, responsável por discos dos U2 e Bloc Party, entre muitos outros.

O novo registo dá o mote para mais uma digressão mundial, que conta com passagens nos festivais de Glastonbury, Oxegen e mais uma sequência de presenças em talk shows na América, além do regresso ao nosso país para um concerto em nome próprio no Pavilhão do Restelo e a estreia em Paredes de Coura. Pelo meio foram nomeados como Melhor Banda Britânica nos Brit Awards de 2008, o que levou ao cancelamento de uma das datas nos EUA para poderem estar presentes na cerimónia.
Nos espectáculos da tournée de promoção a "An End Has a Start", os Editors apresentam ao vivo dois inéditos intitulados 'Banging Heads' e 'No Sound But The Wind'. Em Julho de 2008 revelam que têm cerca de dez temas escritos para o terceiro disco. Nas suas palavras, estas são as «mais sintéticas, cruas e negras canções que algumas vez escreveram».

Alinhamento
Editors – An end has a start
Editors - Bones
Interpol - Specialist
Bloc Party – Blue light
Kasabian – Shoot the runner
Editors - Spiders
Kaiser Chiefs - Ruby
The National – Squalor Victoria
Franz Ferdinand – This fire
Editors – Smokers outside the Hospital doors

Sem comentários: