quinta-feira, 4 de junho de 2009

Barco Ancorado 04/06/2009


O clássico álbum dos Pavement, “Brighten the Corners”, de 1997, vai ser novamente reeditado numa versão de luxo já no próximo dia 23. A edição especial, a sair pela etiqueta Matador, é composta por quatro vinis com versões ao vivo, lados B e ainda oito temas não incluídos na reedição do ano passado.
Segundo a loja online Insound, cinco desses temas nunca foram editados anteriormente. Entre eles, conta-se “Agony of the Stars”, que fez parte do filme “Sweethearts”, de 1996, com o próprio líder dos Pavement, Stephen Malkmus, no elenco.

Os mais fiéis fãs do grupo que só trouxera novidades à música nova americana desde 1989, não queriam acreditar que o tal álbum chamado "Terror Twillight" fosse mesmo o último. O grupo chamava-se Pavement e editava em 1999 o derradeiro disco de originais. O que se passava na cabeça dos mentores do grupo ficou bem patente quando os Pavement, no seu último concerto em Londres, apareceram com o vocalista Stephen Malkmus algemado ao microfone e berrando "...isto é o que sentimos quando pertencemos a uma banda."
Este mesmo Stephen e Scott Kannberg fundaram os Pavement à beira do início da década de 90 em Stockton gravando o primeiro single "Slay Tracks" no único estúdio disponível no local e com a colaboração do dono do estúdio na bateria. Scott (que durante a gravação se rebaptizou Spiral Stairs) voltou à loja de discos punk onde trabalhava e Malkmus viajou até à Alemanha onde, para sua surpresa, encontrou o seu single nas importações. Nasciam os Pavement.

A carreira de dez anos dos Pavement foi bem cheia de eventos. Editaram 5 álbuns, umas boas dezenas de singles, calcorrearam o mapa dos Estados Unidos da América com a sua música descomprometida, desgarrada, inovadora, saíram também para o mundo, tendo fatalmente falhado um palco português, chegaram a gravar o single "Cut your hair" em pleno show de Jay Leno e ganharam certamente forte notoriedade no circuito das Universidades.
Depois acabaram... muita gente adiantou zangas, mas tudo indica que foi principalmente o cansaço a causa principal, ou não viesse claramente numa informação da editora Domino que o grupo parava a partir de 2000 para reflectir, refazer vidas e constituir famílias ou mesmo para velejar placidamente à volta do Mundo.

Não é de ignorar que as críticas a "Terror Twillight" desagradaram aos Pavement a ponto de declararem: “Após dez anos os nossos discos começaram a ser criticados por putos que não cresceram connosco ou por tipos que já não são novos o suficiente para perdoarem o ainda andarmos por cá!"
Stephen Malkmus foi o primeiro a reaparecer a solo e a conseguir resultados de exposição e vendas iguais ou superiores aos conseguidos pelos Pavement. Agora, o Scott que se chama Spiral Stairs e que voltou para a sua Califórnia, aparece com o seu projecto Preston School Of Industry.

Alinhamento
Pavement - Here
Pavement - Stereo
Sonic Youth - Superstar
Pixies – Bone machine
Tindersticks – The other side of the world
Pavement – The killing moon
The Divine Comedy – Come home Billy Bird
Antony and The Johnsons – Hope there´s someone
Nick Cave and The Bad Seeds – The ship song
Pavement – Summer babe

Sem comentários: