terça-feira, 9 de junho de 2009

Barco Ancorado 09/06/2009


Os Pretenders vão estar em digressão este Verão e levam na bagagem as convidadas Cat Power e Juliette Lewis. O périplo vai levar Chrissie Hynde e companhia a grandes palcos um pouco pela América do Norte, entre Agosto e Setembro, para mostrar o nono disco da sua carreira, “Break Up The Concrete”.
Já Cat Power está na estrada a apresentar o mais recente disco de versões, “Jukebox”, editado o ano passado. Por seu lado, Juliette Lewis lançou-se este ano a solo, sem os Licks, com o álbum “Terra Incognita”. A digressão dos Pretenders começa no dia 4 de Agosto, no estado canadiano de Ontário.

Ao longo dos anos, os Pretenders têm-se tornado um veículo para o talento da compositora, guitarrista e vocalista, Chrissie Hynde: uma cantora refrescante e sexy que distorceu os papéis masculinos do rock & roll a seu belo prazer. Por seu turno, o guitarrista Honeyman-Scott criava uma paleta sónica riquíssima de ritmos e efeitos que se revelaram muito influentes nas duas décadas seguintes. Desde o seu começo, no final dos anos 70, o grupo fazia a ponte entre o punk/new wave e pop mais do que qualquer outra banda, editando uma série de temas pop/rock de imediata acessibilidade
Chrissie Hynde mudou-se para Inglaterra no início dos anos 70. Após algumas experiências noutras bandas, forma, em 1978, os Pretenders, com Honeyman-Scott (guitarra), Pete Farndon (baixo) e Martin Chambers (bateria). Nesse mesmo ano, editam os primeiros singles que têm uma boa aceitação na Grã Bretanha. O seu álbum de estreia homónimo é lançado em 1980 e acaba por chegar ao primeiro lugar do top britânico. Nos EUA, o sucesso do disco é idêntico, entrando para o restrito top ten.

Numa tournée pela América, em 1980, Hynde conhece o musico Ray Davies (guitarrista dos Kinks) pelo qual se apaixona. Após o EP "Extended Play", editado na Primavera de 1981, o grupo lança o seu segundo álbum, "Pretenders II". Embora o disco tenha tido boas vendas, repete as ideias do trabalho anterior. Em Junho de 1982, Pete Farndon é expulso do grupo devido ao abuso de drogas. Passados apenas dois dias, a 16 de Junho, James Honeyman-Scott é encontrado morto devido a overdose. Grávida, Hynde entra em retiro. Em 1983, dois meses após a cantora ter dado à luz, Farndon morre também devido a overdose.
No final do ano, Chrissie Hynde volta a agrupar os Pretenders, adicionando novo guitarrista, Robbie McIntosh, e baixista, Malcom Foster. O seu primeiro trabalho é "Learning To Crawl", no início de 1984, que é coroado com críticas positivas e êxito comercial. Hynde acaba o romance com Ray Davies e casa com Jim Kerr (vocalista dos Simple Minds), em Maio de 1984.
Em 1985, destaca-se a presença do grupo no Live Aid (espectáculo de solidariedade para com a Etiópia), e da sua vocalista num dueto com os UB 40, em "I Got You Babe".

No grupo que gravou "Learning To Crawl" para os Pretenders, restavam apenas Hynde e McIntosh, sendo os restantes músicos contratados. Em 1986, sai "Get Close ". Do álbum, retiram o single (que viria a ser talvez o seu maior êxito) "Don't Get Me Wrong", que entra para o top ten norte-americano, em 1987.
O casamento de Hynde com Kerr desmorona-se em 1990, ano em que os Pretenders lançam "Packed!", que falha tanto os tops britânicos como os americanos. O grupo fica então parado durante os anos seguintes, emergindo em 1994 com "Last Of The Independents", um álbum que os levou de novo ao top 40 graças à balada "I'll Stand By You".
No final de 1995, editam um álbum ao vivo: "Isle Of View". Depois disso, seguiu-se novo interregno. 1999 marca o regresso dos Pretenders depois de quatro anos sem gravar. "Viva El Amor" era mais um capitulo da já respeitável história do grupo. Seguiram-se “Loose Screw”, de 2002, e “Break Up the Concrete”, este no ano passado.

Alinhamento
The Pretenders - Human
The Pretenders – Don´t get me wrong
The Cars - Drive
The Bangles – Eternal flame
Elvis Costello - Alison
The Pretenders – I´ll stand by you
Eurythmics – There must be an angel
The Police - Message in a bottle
INXS - Disappear
The Pretenders – My baby

Sem comentários: