quarta-feira, 3 de junho de 2009
Barco Ancorado 03/06/2009
Os James passam pelo Festival Rock One, no Algarve, no dia 7 de Agosto. Tim Booth e companhia são a nova confirmação do evento do Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, depois de também terem sido anunciados os Offspring para a programação do dia 8 de Agosto.
Bloc Party e James Morrison são os outros artistas confirmados para a primeira edição do Rock One, a decorrer entre 5 e 8 de Agosto.
Os bilhetes já estão à venda por preços que variam entre os 5 euros (para crianças) e os 1.500 euros (bilhete VIP).
Desde o seu início que os James foram comparados aos Smiths. Hoje são uma instituição da música britânica dos anos 80 e 90, graças à sua música de cariz pop, que faz uma fusão bem conseguida e harmoniosa com a folk. No começo da sua carreira foram abençoados pelo seu ídolo Morrisey e logo considerados os sucessores dos Smiths. Os álbuns e os concertos sucederam-se, conferindo-lhes dimensão internacional e estatuto. No final dos anos 80, como muitas outras bandas britânicas, fizeram uma ingressão na cena acid-house. Com o tema "Sit Down", chegam ao mainstream. Logo depois, trilham um caminho mais experimental que culmina com uma colaboração com Brian Eno, que resultou num dos seus álbuns mais bem sucedidos, "Laid", em 1993. Ficam quatro anos sem gravar, mas quando voltam têm à sua espera uma extensa massa adepta. O culto estava instalado.
O segundo trabalho dos James, editado em 1988, é de cariz mais folk e dá pelo nome de "Strip Mine". No entanto, não conseguiu captar a energia dos concertos ao vivo. Já o álbum ao vivo "One Man Clapping" chegou ao primeiro lugar das tabelas independentes. Com a formação renovada, em 1990 os James editam "Gold Mother", que gerou "Sit Down", tema que galgou até ao segundo lugar dos tops britânicos. "Seven", "Laid","Wah Wah", "Whiplash", "Millionaires" e "Pleased To Meet You" foram os trabalhos seguintes, até que o vocalista Tim Booth anunciou a sua intenção de abandonar a banda para se dedicar à escrita e à representação.
No final de 2001, os James editaram um conjunto de lados B e raridades, intitulado "Ultra: B Sides".
Tim Booth já se tinha estabelecido a solo e lançou o álbum de estreia "Bone". No início de 2007, Booth anuncia no seu site que vai reunir-se com os James para um série de concertos. Em entrevistas subsequentes, o vocalista anuncia mesmo que a banda tem novo material. Quando voltam aos palcos no final de Janeiro, os James são a formação que gravou "Laid". A digressão acaba por passar por grandes eventos como o T in The Park, V Festival ou o Summercase de Barcelona.
Em Abril de 2008, é editada uma nova colectânea intitulada "Fresh As a Daisy - The Singles", acompanhada de um DVD com todos os vídeos de promoção da banda. Esta edição antecedeu o lançamento do décimo registo de estúdio dos James, "Hey Ma", o pretexto para o regresso ao nosso país e a passagem por várias semanas académicas em todo o país em Maio e pelo Super Bock Super Rock no Porto, em Julho.
Alinhamento
James - Sometimes
James - Laid
Morrissey – Everyday is like sunday
REM - Nightswimming
Simple Minds – Don´t you forget about me
The Cure – Love cats
James – Sit down
The Housemartins – Caravan of love
The Smiths – Ask
U2 – No line on the horizon
James – Born of frustration
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário