quarta-feira, 17 de junho de 2009

Barco Ancorado 17/06/2009


Tinariwen, Tcheka, Legendary Tiger Man, Mazgani e Sun Ra Arkestra são os protagonistas da primeira edição do Arrábida World Music Festival, no Castelo de S. Filipe, em Setúbal. O novo evento promete levar música dos quatro cantos do mundo à mítica paisagem da Arrábida entre 3 e 4 de Julho. Os concertos vão estar divididos em três palcos: o World, o Blues e o Lounge Café del Mar, que vai contar durante os dois dias do festival com Djs do popular Café del Mar, de Ibiza.
No Barco Ancorado desta quarta-feira destacamos os Tinariwen.

Os malianos Tinariwen levam a Setúbal a sua música de guerrilha dedilhada a guitarras eléctricas. Já os portugueses Mazgani e Legendary Tiger Man têm ambos novo disco na bagagem para apresentar. Além da música, o espaço apresenta também uma área lúdica com artesanato e restauração, aberto até ao dia 5 de Julho.

Os Tinariwen são um grupo de Tuaregues, berberes nómadas do Sahara, mais propriamente da fronteira entre o Mali, o Níger e a Líbia. Provenientes da região de Kidal, a leste do Mali, os Tinariwen, liderados pelo músico Ibrahim Ag Alhabib, constituíram-se em 1979 num campo de treino militar, entre as populações refugiadas. As suas primeiras composições funcionaram como propaganda política dos rebeldes, e só em 2001 os Tinariwen ganharam identidade artística com a edição de “The Radio Tisdas Sessions”. Em 2004 a banda surpreendeu o mundo com a edição de “Amassakoul”, um registo que mistura com sabedoria as sonoridades tradicionais tuaregues, mandingas, gnawas e árabes com os legados de gente como Chuck Berry, John Lee Hooker, Jimi Hendrix e Mick Jones.

A música norte africana das regiões próximas do Sahara surge-nos através dos Tinariwen injectada com blues, psicadelismo e acidrock em doses suficientes para que as guitarras e as fabulosas vozes masculinas e femininas que cantam manifestos políticos pareçam saídas de um outro planeta.
Os Tinariwen já tiveram uma breve passagem por Portugal (Porto, Lisboa e Torres Novas) para promoverem “The Radio Tisdas Sessions” e “Amassakoul”.
Agora, regressam para uma actuação em Setúbal e, seguramente, trazem na bagagem temas do seu último álbum, “Aman Iman”, de 2007.

Alinhamento
Tinariwen – Aldachan manin
Tinariwen - Ahimana
Ali Farka Touré - Karaw
Rokia Traoré - Tchamanché
Oumou Sangare - Wayena
Tinariwen – Cler achel
Adama Yalomba - Politique
Tidawt - Ariyalan
Baba Salah – Fady Yeina
Tinariwen - Imidiwan

Sem comentários: