sexta-feira, 19 de junho de 2009
Barco Ancorado 19/06/2009
As CocoRosie estão de regresso a Portugal para dois concertos. O primeiro é já este sábado, em Guimarães, no Centro Cultural Vila Flor, e promete ser, no mínimo, imperdível. O outro concerto é no domingo no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Na bagagem, as irmãs americanas trazem o seu novo disco, “Coconuts, Plenty of Junkfood”, que estará disponível exclusivamente nos seus concertos.
Sierra-Rose e Bianca-Leilani Cassady são duas irmãs nascidas em território americano e inspiradas desde cedo pela liberdade oferecida pelo sonho americano. Terceira e quarta filha de um casal de espiritualistas/artistas, o seu percurso para a idade adulta nunca esteve sintonizado com os vulgares métodos do ensino tradicional, optando desde logo pela aprendizagem através da experiência. Afastadas poucos anos após a nascença, quando os pais se separaram – cada um criou uma filha –, Sierra e Bianca Cassady reencontraram-se, em Paris, em 2003, altura em que formaram as CocoRosie.
Sierra-Rose tem na sua voz uma arma com poucos inimigos à altura. Em Paris, recebeu suficientes aplausos para que a sua carreira na ópera seguisse em frente como soprano. Bianca-Leilani, também conhecida por “Red Bone Slim”, deixa antever uma independência romântica apenas visível ao escutar um concerto destas enternecedoras irmãs.
Surgiram como CocoRosie em 2003 e foi a partir desse ano que o delicado mundo das belas irmãs acoplou com ternura nos corações desprevenidos. O primeiro disco, acarinhado pela editora Touch And Go, foi editado em 2004. O primeiro concerto dado em Portugal no final desse ano serviu para apresentar “La Maison De Mon Rêve” originando desde logo uma verdadeira legião de fãs que se revê nas vozes femininas de Joanna Newson, Billie Holiday e outras divas com timbres distintos. Durante as inúmeras digressões de apresentação do primeiro disco, as CocoRosie colaboraram com alguns dos maiores músicos da actualidade - Davendra Banhart, Anthony, Diane Cluck -, conquistando uma identidade inconfundível e um estatuto inabalável no cenário artístico internacional.
Ao vivo apresentam-se tão frágeis quanto delicadas e em palco incorporam naturalmente instrumentos reais como piano, harpa e teclados, com uma variedade de objectos, instrumentos infantis, brinquedos que debitam ritmos lo-fi, criando uma atmosfera encantadora que cativa a audiência com uma música expressiva e emocionalmente colorida, que nos desperta os sentidos e nos eleva para um mundo onírico.
Com uma ainda breve mas indiscutivelmente intensa carreira que resultou já no lançamento de quatro trabalhos discográficos, Sierra e Bianca Cassady – as CocoRosie - conquistaram o público e crítica internacionais pelas sonoridades únicas que resultam da pouco provável, mas bem sucedida, fusão de formações tão opostas aliada a uma imagem, no mínimo, pouco comum no estereotipado universo artístico actual. Nesta viagem pela América profunda que se pretente bem demorada, podem acontecer momentos de verdadeira invasão. É essa a proposta que o CCVF lhe faz para a noite deste sábado. Os bilhetes custam 15 e 20 euros.
Alinhamento
CocoRosie - Animals
CocoRosie - Houses
Antony and The Johnsons – The atrocities
Cat Power – The greatest
Bjork – Hidden place
CocoRosie - Japan
Patrick Wolf – Running up that hill
Lykke Li – Window blues
PJ Harvey – The letter
CocoRosie - Rainbowarriors
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário