segunda-feira, 22 de junho de 2009

Barco Ancorado 22/06/2009


Os Air editam novo disco no dia 6 de Outubro. O sexto disco de estúdio do duo francês chama-se “Love 2” e traz 12 novos temas, incluindo “Do The Joy”, previsto para ser lançado online no dia 7 de Julho. “Sing Sang Sung”, o single oficial, chega às lojas no dia 25 de Agosto. Este é o primeiro disco gravado pela dupla no seu próprio estúdio, o Atlas Studio, e o sucessor de “Pocket Simphony”, de 2007.

Nicolas Godin e Jean-Benoît Dunckel são a alma dos Air, um dos muitos colectivos surgidos em França no final da década de 90, responsáveis por um crescendo constante das produções francófonas no campo da música electrónica. A reunião da dupla ocorreu quando Dunckel, que pertencia na altura a um conjunto chamado Orange, conheceu Godin através de Alex Gopher, quando este, também parte integrante dos Orange, convidou Nicolas a juntar-se ao conjunto.
Os caminhos entretanto cruzados provaram ser os ideais, e o que é facto é que Gopher partiu em busca da carreira a solo e Godin juntou-se a Dunckel para formar os Air em 1995. As primeiras movimentações ocorreram nos dois anos seguintes, quando gravaram uma série de singles, despertando desde logo o interesse de vários catálogos, acabando por assinar com a Virgin. "Moon Safari" editado em 1998 indicou claramente os preferenciais desejos criativos do duo, embalado pela melhor música disco, mas igualmente com uma série de outras influências, desde a música francesa, aos mais contemporâneos ritmos electrónicos.

"Sexy Boy" foi um dos singles vencedores do disco, promovendo mais ainda a imagem de um grupo singular. No ano 2000 o agrupamento francês foi o responsável pela banda sonora do filme "As Virgens Suicidas", realizado por Sofia Coppola, antes de, em 2001, editarem "10 000 Hz Legend", onde partilharam temas com nomes como Beck, entre outros. O disco teve inclusivamente direito a apresentação ao vivo em Portugal em Novembro de 2001, num concerto realizado no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
Já em Fevereiro de 2002, a dupla francesa editou um mini álbum de remisturas de temas originalmente incluídos em "10 000 Hz Legend", a que chamou "Everybody Hertz".
No Verão do mesmo ano, o escritor italiano Alessandro Baricco convidou JB Duncknel e Nicolas Godin para actuar num teatro enquanto o poeta declamava algumas composições de sua autoria, incluídas na obra "City". O espectáculo foi para a frente e teve lugar no Teatro Valle, em Roma, em Novembro de 2002. Os Air gravaram mais de uma hora de música original, misturada pelo produtor dos Radiohead Nigel Godrich, e os textos de Baricco, sobre histórias do Oeste, foram adaptados à peça.

Em Janeiro de 2004, chegou às lojas o terceiro trabalho de originais dos Air, "Talkie Walkie", com a produção de Nigel Godrich (Radiohead). Do alinhamento deste álbum há a destacar o tema "Alone In Kyoto", incluído na banda-sonora de "Lost In Translation - O amor é um lugar estranho", de Sofia Coppola.
Para promover este trabalho, os Air agendaram uma passagem por Portugal em Agosto de 2004, inserida no Festival Sudoeste.

Alinhamento
Air - Playground
Air - Venus
Goldfrapp - Happiness
Thievery Corporation - Defenceless
Air – Cherry blossom girl
Lamb - Wonder
Massive Atack - Protection
Moby – Natural blues
Air – Alone in Kyoto

Sem comentários: