terça-feira, 28 de setembro de 2010

Barco Ancorado 28/09/2010


Os ABBA estão irritados devido ao uso do seu clássico 'Mamma Mia' em comícios do partido de extrema-direita dinamarquês Danish People Party.
A dupla de compositores por trás do grupo sueco, Benny Andersson e Bjorn Ulvaeus, já ameaçou o partido com um processo em tribunal pelo uso de um tema seu num evento político e pela alteração da letra da canção.

“Em primeira instância, não se pode reescrever assim as canções que gostamos. Em segundo lugar, queremos que entendam que não temos qualquer interesse em apoiar o seu partido. Não queremos a música dos ABBA associada à política”, comentou Benny Andersson, em resposta à pergunta de um membro de um partido de esquerda sobre uma suposta simpatia dos ABBA pelos ideais defendidos pelo DF.

Em causa está a alteração de 'Mamma Mia' para 'Mamma Pia', uma referência à líder do partido, Pia Kjaersgaard, levada a cabo pela ala jovem do partido de extrema-direita, o terceiro partido com maior representação no parlamento dinamarquês.

Esta situação está longe de ser inédita. Há dois anos, nas sempre mediáticas eleições presidenciais norte-americanas, muitos artistas, desde Heart a Foo Fighters, criticaram os candidatos republicanos, John McCain e Sarah Palin, por usarem temas das sua autoria durante a campanha.

Alinhamento
Abba – Mamma mia
Abba – Angel eyes
Olivia Newton-John - Magic
Bee Gees – How deep is your love
Abba – The winner takes it all
Boney M. - Rivers of Babylon
Donna Summer – I will survive
Laura Branigan - Gloria
Abba – Thank you for the music

Sem comentários: