quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Barco Ancorado 15/09/2010


O violoncelista e fundador dos Madredeus, Francisco Ribeiro, faleceu ontem, vítima de cancro. A informação foi dada pela irmã do músico, Cristina Ribeiro.
Francisco Ribeiro fez parte da primeira formação dos Madredeus - que incluía também Pedro Ayres Magalhães (na guitarra), Rodrigo Leão (nas teclas), Teresa Salgueiro (nas vozes) e Gabriel Gomes (no acordeão). Com este quinteto, os Madredeus projectaram o seu nome "dentro e fora de portas", graças aos álbuns "Os Dias da Madredeus" (de 1987) e "Existir" (de 1990).

O violoncelista participou ainda activamente no grupo quando este foi alargado para sexteto com a integração de José Peixoto (como segundo guitarrista). Foi com esta formação que Francisco Ribeiro gravou os seus últimos dois álbuns com os Madredeus: "O Espírito da Paz" (de 1994) e banda sonora do filme de Wim Wenders, "Lisbon Story", sob o título "Ainda" - ambos os discos com bastante visibilidade nacional e internacional.
Ribeiro abandonou o projecto em 1997, conjuntamente com Gabriel Gomes, o que obrigou os Madredeus à sua primeira reformulação radical, tanto instrumental como estética.

Francisco Ribeiro fez depois estudos mais aprofundados de música em Inglaterra e tocou na Stroud Symphony Orchestra e na Gloucester Symphony Orchestra entre 2002 e 2003. Recentemente, em 2009, editou o álbum "A Junção do Bem", através do projecto Desiderata.
Já por motivos de doença, o músico teve que cancelar um concerto na Casa da Música, no Porto, que estava agendado para Julho deste ano.

O corpo do compositor vai estar em câmara ardente a partir das 16h30 de hoje, na Igreja de Fátima, em Lisboa. O funeral realiza-se amanhã, no Cemitério dos Olivais, onde vai ser cremado.
Francisco Ribeiro tinha 45 anos de idade.

Alinhamento
Madredeus – A vaca de fogo
Madredeus – O pastor
Rodrigo Leão – Vida tão estranha
Carlos Paredes - Despertar
Dulce Pontes – Brisa do coração
Madredeus – Maio maduro Maio
Deolinda – Há dias que não são dias
Madredeus – Haja o que houver

Sem comentários: