quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Barco Ancorado 28/01/2010


Os National lançam um novo álbum no próximo mês de Maio. Este será o sucessor do disco de 2007,"Boxer". O título e o alinhamento ainda não estão definidos.
O lançamento está previsto para o dia 6 de Maio. A edição é assinalada com um concerto nessa mesma noite no Royal Albert Hall, em Londres.
Esta quinta-feira, no Barco Ancorado, vamos falar um pouco da história de uma banda que já passou pelo Festival Manta, no Centro Cultural Vila Flor.

Nascidos originalmente no final dos anos 1990, em Ohio, nos Estados Unidos, os The National mudaram-se para Nova Iorque e, depois do habitual período de apresentações ao vivo em pequenos espaços, gravaram o seu primeiro disco.
Se, durante alguns anos, tudo foi relativamente discreto – os álbuns “The National (2001)”, “Sad Songs For Dirty Lovers” (2003) e o EP “Cherry Tree” (2004) circularam num universo mais ou menos fechado de admiradores do género “indie-rock” –, em 2005, com o lançamento de “Alligator”, o terceiro álbum, tudo mudou. De grupo de culto só para uma mão-cheia de pessoas passaram a grupo de culto de uma imensa minoria. Já o mais recente “Boxer”, que prossegue a linha dos discos anteriores, onde a voz de Matt Berninger sobressai e a melancolia é sempre doce, consolidou o grupo como um dos nomes pop-rock mais apetecidos do momento. À semelhança do que aconteceu com o registo anterior, a banda recebeu grandes críticas por parte da imprensa que não se cansou de elogiar o talento de Matt Berninger enquanto letrista e frontman da banda.

O primeiro registo dos The National surgiu em 2001 através de uma edição de autor. Dois anos mais tarde chegou ao mercado “Sad Songs for Dirty Lovers” que preparou a banda para o grande sucesso alcançado em 2005 com “Alligator” – um registo que foi considerado pela crítica especializada como o álbum do ano e que catapultou os The National para o estrelato. Depois da grande exposição mediática alcançada com “Alligator”, a banda entrou em digressão com os Arcade Fire, mostrando ser uma das bandas norte-americanas em maior ascensão na Europa.

Alinhamento
The National – Slow show
The National – Fake empire
Interpol - Specialist
Bloc Party – I still remember
The National – Green gloves
Franz Ferdinand – This fire
The Arcade Fire - Rebellion
The National – Squalor Victoria

Sem comentários: