segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Barco Ancorado 11/01/2010


Se ainda fosse vivo, Elvis Presley completaria na passada sexta-feira 75 anos de vida. O Rei do Rock & Roll nasceu no dia 8 de Janeiro de 1935 numa casa de duas assoalhadas, em Tupelo, Mississippi. O seu irmão gémeo, Jesse, nasceu 35 minutos antes de Elvis mas não sobreviveu - e a partir daí nasceram várias lendas sobre a ocorrência.

Com um interesse musical precoce ligado ao gospel, ao blues, ao r&b e ao country, Elvis Presley iniciou em Memphis, onde residia desde os 11 anos, um percurso musical sem precedentes que fez dele o performer do rock & roll mais popular de sempre. Ninguém a título individual popularizou tanto o género como Elvis Presley - daí o título de Rei do Rock.

Fenómeno de popularidade de dimensão mediática inédita ao longo dos anos 50, Elvis Presley sobreviveu à invasão britânica dos anos 60 de bandas como os Beatles e os Rolling Stones quando editou o álbum do seu renascimento "From Elvis in Memphis", em 1969, logo após o seu famoso regresso à grande cena.
Os anos 70 foram mais penosos para o músico, marcados pelo divórcio com a sua única esposa de sempre, Priscilla, e por problemas de saúde ligados ao consumo de drogas que ditou a morte do Rei aos 42 anos, corria o ano de 1977.

Hoje, Elvis Presley tem um lugar dourado na história da música norte-americana, ao lado de gigantes como Frank Sinatra, Louis Armstrong, John Lee Hooker, Miles Davis, Marvin Gaye ou Bob Dylan. A sua influência na música do século XX é indesmentível e perpetua-se para os dias de hoje.

Alinhamento
Elvis Presley – Always on my mind
Elvis Presley – Are you lonesome tonight
Roy Orbison – Crying (ft K.D. Lang)
The Everly Brothers – All I have to do is dream
Cliff Richard – Dreaming
Elvis Presley – It´s now or never
The Rolling Stones – Out of tears
Creedence Clearwater Revival – Have you ever seen the rain
The Beatles – Hey Jude
Elvis Presley – Love me tender

Sem comentários: