sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Barco Ancorado 22/01/2010


O falecido vocalista Michael Hutchence, a face principal dos INXS, nasceu no dia 22 de Janeiro de 1960, há precisamente 50 anos.
Inspirado por figuras como Jim Morrison (dos Doors) e Mick Jagger (dos Rolling Stones), o cantor australiano foi um dos grandes performers do pop-rock mundial dos anos 1980 e 1990, tendo sido decisivo na inscrição dos INXS numa nova vaga de bandas rock propensas a concertos de estádio, ao lado de contemporâneos como os U2, os R.E.M., os Simple Minds e os Depeche Mode.

Depois de um começo auspicioso no circuito da new wave australiana, os INXS iniciaram a sua caminhada triunfal de êxitos internacionais com a edição nos Estados Unidos do single 'The One Thing', em 1983. Desde então, durante 10 felizes anos, os hits sucederam-se: 'Original Sin', 'Listen Like Thieves', 'New Sensation', 'Never Tear Us Apart', 'Mistify', 'Need You Tonight', 'Suicide Blonde' ou 'Baby Don't Cry' são só alguns exemplos de um reportório bem abastecido de músicas que o público reconheceu. A partir do álbum "Full Moon, Dirty Hearts", de 1993, o ritmo de triunfos comerciais abrandou e o ciclo descendente iniciou-se.

A morte de Michael Hutchence ocorreu em circunstâncias estranhas, no quarto 524 do hotel Ritz-Carlton, em Sidney, onde foi encontrado morto na manhã de 22 de Novembro de 1997. As suspeitas apontaram para uma asfixia auto-erótica do cantor ou para simples suicídio.
O compatriota Nick Cave prestou-lhe tributo no funeral ao cantar 'Into My Arms'. E o amigo Bono dedicou-lhe a canção dos U2, 'Stuck in a Moment You Can't Get Out Of'.

Em Portugal, os INXS foram residentes habituais do nosso etér rediofónico e o álbum "Kick" (de 1987) vendeu-se bem no nosso mercado por um longo período de tempo. Contudo, os INXS estrearam-se apenas em palcos nacionais no ano de 1993, durante uma digressão de salas, tendo dado um concerto num lotadíssimo Pavilhão do Restelo, em Lisboa (a banda promovia então o álbum "Welcome to Wherever You Are").
No Brasil, os INXS foram uma das estrelas do cartaz do Rock in Rio de 1991. Quando já reformulados regressaram a Portugal, para um concerto nostálgico no festival Dunas de São Jacinto (nos arredores de Aveiro), em 2003, foi perceptível ainda a força da máquina ao vivo da banda dos irmãos Farriss e acima de tudo a ausência de Michael Hutchence que, com o seu carisma, havia empurrado o grupo para o estrelato.

Alinhamento
INXS – Beautiful girl
INXS – By my side
Tears for Fears - Shout
Simple Minds – Mandela day
The Cars - Drive
INXS – Never tear us apart
Billy Idol – Eyes without a face
INXS – Suicide blonde

1 comentário:

Anónimo disse...

Tindersticks no Vila-Flor com lotação quase esgotada...