segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Barco Ancorado 04/01/2010


James Blunt e o seu disco de estreia "Back to Bedlam" (2004) bateu a concorrência feroz de Amy Winehouse e Dido e conquistou o título do álbum mais vendido da década no Reino Unido. O álbum que apresentou o cantor britânico ao mundo deve muita da sua popularidade ao single 'You're Beautiful', tema que atingiu o primeiro lugar da tabela de singles britânica e norte-americana. "No Angel" de Dido e "Back to Black" de Amy Winehouse acompanham James Blunt no pódio.


No que toca às contas na Velha Albion, Blunt pode ter o disco mais vendido mas não é o artista com mais sucesso da década. Esse título fica nas mãos de Robbie Williams, com os seus mais de 12 milhões de discos vendidos de 1 de Janeiro de 2000 a Setembro de 2009. O ex-Take That é também o artista que mais álbuns coloca na lista dos 100 mais vendidos Cinco no total. Seguem-se os Westlife, com pouco mais de 10 milhões de exemplares vendidos, e os Coldplay, que se ficam pelos 9 milhões.

Eminem é o primeiro norte-americano a aparecer na lista dos 100 mais vendidos. O rapper ocupa o quarto lugar com 8 milhões de cópias vendidas. O autor de 'Lose Yourself' é também o artista mais vendido da década nos Estados Unidos (EUA), afastando os 'recuperados' Beatles do primeiro lugar. Curiosamente, os Fab Four não deram hipóteses na contagem dos álbuns. A compilação "1" foi o álbum mais procurado da década nos EUA, 30 anos depois da separação da banda.

O fenómeno do ano, Susan Boyle, consegue a proeza de colocar o disco de estreia, "I Dreamed a Dream", na 56ª posição da contagem dos mais vendidos nos últimos dez anos. Recorde-se que o álbum está nas lojas há pouco mais de um mês.

Alinhamento
James Blunt - 1973
Amy Winehouse – You know I´m no good
Dido – White flag
Robbie Williams – Angels
Eminem – Lose yourself
Westlife - Unbreakable
Coldplay – Fix you
The Beatles – A day in the life
James Blunt – You´re beautiful

Sem comentários: