quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Barco Ancorado 07/01/2010


O grupo de synth-pop Alphaville actua na Praça de Touros do Campo Pequeno, em Lisboa, no dia 26 de Março.
A banda alemã notabilizou-se nos anos 80 pelos êxitos 'Forever Young' e 'Big in Japan', músicas que continuam a ser rodadas nas rádios e que têm merecido numerosas versões por outros artistas.
Os preços dos bilhetes variam entre os 30 euros (para a plateia) e os 35 (para a bancada).
O teclista Martin Lister, o guitarrista David Goodes, o baterista Pierson Grange e o obrigatório vocalista Marian Gold fazem parte da formação actual.

No ano de 1981, a Alemanha assistia ao nascimento de um novo grupo musical, os Alphaville. Inicialmente composto por Marion Gold e Bernhard Lloyd, este duo começou a marcar a diferença, chamando a atenção para o seu estilo inédito e alternativo. No Natal desse ano, os Alphaville fizeram a sua primeira aparição pública ao lado de um grande colectivo de artistas, e desde essa altura não deixaram que a crítica lhe tirasse os olhos de cima.
Na viragem de 1982 para 1983, chega à banda um terceiro membro, Frank Mertens, e é este trio que começa a preparar o álbum de estreia "Forever Young", editado via Atlantic em 1984. Com ele, os Alphaville solidificam uma posição no mercado alemão, mas também a nível mundial, em especial graças a clássicos como "Big In Japan", "Sounds Like A Melody" e "Forever Young", três singles extraídos do registo de estreia. No ano seguinte, é ainda extraído um quarto single deste álbum de lançamento, "The Jet Set", um tema polémico que, contudo, não recebe tantos aplausos como os anteriores.
Durante cerca de 10 anos, o colectivo de Berlim manteve-se afastado do palco, mas em franca produção de estúdio.

Em 1986, chega às lojas "Afternoons In Utopia", o segundo registo de originais dos Alphaville, sucedendo-se "Universal Daddy" e "Jerusalem". Até esta altura, a banda já tinha chegado ao sucesso, mas estava à procura de mais. Por isso, o trio decide juntar-se ao produtor Klaus Schulze.
Em 1989, "The Breathtaking Blue" conhece a luz do dia. O projecto musical dos Alphaville estava intimamente mergulhado na tentativa de ligar intimamente a música com a cinematografia, neste caso, transformando videoclips em curtas metragens. O esforço é recompensado com um Óscar de melhor curta metragem, por "Balance".
Os Alphaville fazem então história: são a primeira banda a editar em formato CD + graphics, o antecessor do actual formato DVD.
Em 1992, é tempo de fazer uma retrospectiva pelos anos de carreira dos Alphaville e é editada a colectânea "First Harvest". No mesmo ano, produzem o quarto registo discográfico de originais, "Prostitute". Entretanto, a vocalista Marion Gold começa, em paralelo, uma carreira a solo.
Em 1993, a banda decide pôr fim a 10 anos de interregno de actividades de palco, e realiza um grande concerto em Beirut.

Tinham passado os anos de ouro dos Alphaville. "Salvation" (1998) é um êxito, mas no ano seguinte é editado "Dreamscapes", um registo discográfico que vende incrivelmente bem, apesar de se tratar de um lançamento independente. À semelhança de Gold, Bernhard Lloyd também resolve experimentar seguir sozinho, e investir numa carreira a solo, em paralelo com o projecto colectivo. O último disco editado pelos Alphaville data de 2003 e chama-se Crazy Show. Alguns desses temas deverão passar pelo Campo Pequeno em Março, além dos maiores êxitos da banda alemã.

Alinhamento
Alphaville – Forever young
Alphaville – Sounds like a melody
Erasure - Breathe
OMD – Forever live and die
A-Ha – Hunting high and low
Alphaville – Dancing with me
The Human League - Human
Tears for Fears – Advice for the young at heart
Alphaville – Big in Japan

Sem comentários: