terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Barco Ancorado 12/01/2010


Há precisamente 25 anos começava a primeira edição do Rock in Rio, num espaço que ficou conhecido como a Cidade do Rock, durante 10 dias (entre 11 e 20 de Janeiro de 1985).
O festival carioca tornar-se-ia histórico por desviar a rota das grandes estrelas rock de um circuito ao vivo quase sempre feito no hemisfério norte do planeta (entre a América do Norte, a Europa e o Japão).

Vários factores contribuíram para sobredimensionar a edição de 1985 do Rock in Rio para a categoria de memorável. O cartaz mediático (Rod Stewart, Queen, AC/DC, Iron Maiden, Yes, entre muitos outros), a experiência inédita de um evento desta envergadura num país tão populoso como o Brasil, a afluência diária de centenas de milhar de pessoas e a transição política para a democracia que coincidiu com o período do festival agigantaram sobremaneira a 1ª edição do Rock in Rio.

A ousadia da organização da 1ª edição do Rock in Rio pertenceu a Roberto Medina e o apoio institucional veio do patrocínio de uma grande marca de cervejas (que tentava a sua implantação junto do público jovem brasileiro) e de uma famosa cadeia de fast food.
Grandes nomes brasileiros também marcaram a vida do 1º Rock in Rio (Ney Matogrosso, Rita Lee ou Elba Ramalho) que representou um passo decisivo para a afirmação de uma nova geração de rock do país como os Paralamas do Sucesso, os Kid Abelha e, especialmente, os Barão Vermelho onde brilhava ainda o carismático vocalista (já falecido) Cazuza.

O Rock in Rio teve mais duas edições na Cidade Maravilhosa e espalhou a sua marca para festivais na Península Ibérica, nomeadamente para Lisboa, mantendo a aposta em nomes cimeiros e mundiais da pop, do rock e do metal (e não só).

Alinhamento
Rod Stewart - Sailing
Queen – Bohemian rhapsody
Whitesnake – Is this love
Scorpions – Lady starlight
Gilberto Gil – Could you be loved
Rita Lee – Jardins da Babilónia
Ney Matogrosso – Pavão misterioso
Elba Ramalho - Aconchego

Sem comentários: