sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Barco Ancorado 30/10/2009


O Centro Cultural Vila Flor recebe este sábado, às 22 horas, Emilíana Torrini. De origem islandesa, foi comparada no início da sua carreira à sua compatriota Björk, mas a verdade é que Torrini trilha um caminho muito próprio. No seu mais recente álbum, "Me And Armini", o terceiro da sua carreira a solo, revela-se uma cantora entusiasta, de enorme talento, embrulhada pelos sentimentos do momento que deixa transparecer nas suas músicas. Ao lado do produtor/colaborador Dan Carey, Emilíana encontra a sua essência enquanto cantora e deixa as canções nascerem voluntariamente.

É com alegria que Emilíana Torrini se exprime ao falar sobre como é trabalhar ao lado de Carey, “Quando o Dan toca alguma coisa, eu tenho logo uma vista panorâmica sobre o que quero cantar. Estamos sempre a rir, sempre com ideias loucas… Graças a Deus estamos a trabalhar juntos. Segundo Dan, caso contrário, ninguém me entenderia! As pessoas procuram os seus parceiros musicais toda a sua vida e eu já encontrei o meu!”. A propósito deste novo álbum, Dan Carey confessa: "Nós queríamos que soasse como o que aconteceria se deixasse um casal de crianças num estúdio com guitarras, microfones e instrumentos ligados e prontos a gravar. Nós não tentamos criar canções. Divertimo-nos e preservamos o imediatismo!".

Filha de pai italiano e mãe islandesa, Emilíana Torrini nasceu em 1977, na Islândia, onde viveu até se mudar para Londres. Começou a cantar com apenas sete anos de idade como soprano num coro, aos quinze entrou para a escola de ópera e aos dezassete venceu um festival da canção júnior interpretando o clássico “I Will Survive”. “Spoon” foi o nome da sua primeira banda com a qual editou três álbuns: “Spoon”, “Crouçie D’où Là”, e “Merman”. Em 1999 lançou-se a solo e tornou-se famosa com o álbum “Love in the Time of Science”. O sucesso do primeiro disco cantado em inglês e a consequente fama levou-a ainda a interpretar o tema “Gollum’s Song”, do filme de Peter Jackson “The Lord of the Rings: The Two Towers” (As Duas Torres), depois de Björk se afastar por causa da gravidez.
No mesmo ano, contribuiu com vocalizações para o álbum, “The Richest Man in Babylon”, dos Thievery Corporation, e em 2003 co-escreveu os temas “Slow” e “Someday” para o álbum “Body Language”, de Kylie Minogue, tendo inclusive sido nomeado para um Grammy na categoria de “Best Dance Recording” pela co-produção de “Slow”. Em 2005 editou o disco “Fisherman’s Woman” que incluía canções como “Sunnyroad” e “Heartstopper”. “Fisherman’s Woman” entrou para o top 100 de vendas no Reino Unido.

"Me And Armini", o álbum que serve de base ao concerto em Guimarães, é considerado pela crítica o mais cativante e ambicioso disco de Emíliana Torrini até à data. O single "Jungle Drum” tornou-se imediatamente um grande sucesso em vários países europeus. Emilíana Torrini vai subir ao palco do Centro Cultural Vila Flor acompanhada por Ian Kellett, na guitarra, Cameron Miller, na guitarra e baixo, Siggi Baldursson, na bateria, e Andy Nunn, nos teclados. Os bilhetes para o concerto podem ser adquiridos no Centro Cultural Vila Flor e no site da Internet em http://www.ccvf.pt/.

Alinhamento
Emíliana Torrini – Me and Armini
Emíliana Torrini - Birds
Lou Rhodes – Save me
Beth Gibbons - Mysteries
Lamb - Gabriel
Emíliana Torrini – Ha ha
Ane Brun – Sleeping by the Frys River
Feist – One evening
Emíliana Torrini – Jungle drum

Sem comentários: