sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Barco Ancorado 23/10/2009


Já não há bilhetes para o concerto dos Kings of Convenience no Theatro Circo em Braga, no dia 2 de Novembro. O duo norueguês está de regresso em dose dupla ao nosso país para apresentar o novo disco, "Declaration of Independence". A segunda data está marcada para o dia 4 de Novembo no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
A chilena Javiera Mena é a artista convidada para abrir ambos os concertos.

Erlend Oye é ruivo, despenteado e usa uns óculos quadrados, daqueles que parecem ter sido herdados do avô e que lhe terão certamente valido muito carolos na escola. Consta que acredita que nasceu para comunicar, missão que cumpre com gosto e grande talento quando se apresenta ao serviço em palco.
Eirik Glambek Bow representa o grupo dos tímidos espalhados pelo mundo fora. Mais recatado, com menos queda para a teatralidade, é ele o responsável pelo lado instrospectivo de uma dupla que em Julho de 2002 aceitou o desafio de assentar arraiais no Festival do Meco, de guitarra acústica e piano às costas, em plena comemoração do período de ascensão da música electrónica. Na opinião de muitos, foram os reis da noite.
Chamam-se Kings of Convenience e em 2001 tornaram-se num dos principais nomes representantes da música norueguesa com o álbum "Quiet is the New Loud", a par do escritor de canções Sondre Lerche e dos mais virados para a electrónica Röyksopp.

Erlend e Eirik são amigos de infância, cresceram juntos em Bergen, uma cidade que, segundo lhes disseram, é parecida com São Francisco. Viveram em Inglaterra, onde estiveram a estudar e a tocar em bandas várias, até que finalmente começaram a tocar em formato duo, apenas com guitarras acústicas. Já nessa altura cantavam composições originais.
Não tardou até que através de uma rede de contactos fossem parar a Manchester, a casa de um elemento dos Alfie. Por lá conheceram Badly Drawn Boy e gravaram o primeiro disco, um trabalho homónimo, que foi editado em 1999 através da editora americana Kindercore. Os tempos que se seguiram foram passados em estúdio com as atenções centradas sobre "Quiet is the New Loud", que em 2001 lhes valeria a aclamação generalizada por parte da crítica.

No mesmo ano foi editado o álbum "Versus", onde foram reunidas versões dos temas originalmente incluídos em "Quiet is the New Loud", revistos por nomes como os Röyksopp, Four Tet, Alfie, Ladytron, David Whitaker, entre outros.
Em 2004, lançam "Riot on an Empty Street", longo que conta com a participação da cantora canadiana Leslie Feist. Depois de um longo período de inactividade que levou à especulação sobre o fim do duo, os Kings of Convenience regressam cinco anos depois com o álbum "Declaration of Independence".

Alinhamento
Kings of Convenience - Misread
Kings of Convenience – Manhattan skyline
Feist – One evening
José González - Teardrop
Sondre Lerche – Two way monologue
Kings of Convenience – I´d rather dance with you
Royksopp – Poor Leno
Au Revoir Simone – Sad song
Camera Obscura – Tears for affairs
Kings of Convenience – Cayman islands

Sem comentários: