segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Barco Ancorado 19/10/2009


Os A-Ha anunciaram o final da sua carreira depois de quase três décadas juntos. A banda tinha editado um álbum já este ano. Em comunicado pode ler-se que os membros do grupo querem perseguir outros objectivos «como a política ou trabalho humanitário».
A banda formou-se em 1982 e dois anos depois assinou o maior clássico da sua carreira, «Take On Me». Os A-Ha chegaram a interromper a carreira em 1994, antes de a retomarem quatro anos mais tarde.
Uma digressão de despedida está também marcada. O último concerto será a 4 de Dezembro em Oslo.

Uma das bandas pop mais bem sucedidas nos anos 80, os noruegueses A-Ha sucumbiram, na década seguinte, à mudança do gosto do público e à desactualização da sua abordagem. Em 2000, no entanto, voltaram às lides musicais para lançarem "Minor Earth Major Sky", sétimo álbum de uma carreira que começara em Londres, cerca de 20 anos antes.
Vivendo num apartamento que ficaria famoso por albergar o trio de músicos da Escandinávia, Pal Waaktaar, Magne Furuholmen e Morten Harket começaram por assinar contrato com a editora WEA, pela qual lançaram "Take On Me", um sucesso transatlântico, em parte devido ao teledisco que, na altura, era inovador por misturar imagens da vida real e desenhos animados.

A adesão do público não foi, no entanto, suficiente para convencer a crítica do mérito do grupo, considerado, aquando de "Hunting High And Low", como uma mera banda para adolescentes. "Scoundrel Days", segundo álbum de originais, lançado em 1986, vem surpreender os mais cépticos, tanto a nível lírico como instrumental. "Cry Wolf", uma das imagens sonoras da década, é a sexta faixa do disco.
Cada vez mais populares a nível global, nomeadamente graças à banda-sonora para "The Living Daylights", filme da saga James Bond, os A-Ha aproveitam o tema-título desse registo para "Stay On These Roads", o seu terceiro trabalho de originais, lançado em 1988.

Em 1990 chega ao mercado "East Of The Sun, West Of The Moon", um disco que passa despercebido à maior parte do público britânico, entretanto mais atento à cena de Manchester e às novas tendências da música de dança. A curva descendente na carreira dos noruegueses é acentuada com "Memorial Beach", o álbum de 1993 após o qual Magne Furulhomen se dedica ao mundo das artes e Pal Waatkar lança um disco a solo, "Mary Is Coming", com os Savoy, a sua nova banda. O regresso aconteceu no ano 2000, com "Minor Earth Major Sky", um registo relativamente bem recebido pela crítica. Agora, os A-Ha anunciam o fim da sua carreira.

Alinhamento
A-Ha – Summer moved on
A-Ha – Take on me
Duran Duran – Come undone
Tears for Fears - Shout
A-Ha – Stay on these roads
Eurythmics – I saved the world today
Spandau Ballet - True
A-Ha – The living daylights

Sem comentários: