segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Barco Ancorado 26/10/2009


Pearl Jam, R.E.M., Rage Against the Machine e Steve Earle são apenas alguns dos artistas que se uniram contra o uso da música como forma de tortura. A lista inclui ainda os Nine Inch Nails, cujo tema 'March of the Pigs' será uma das músicas tocadas a volume excessivo para conseguir informações dos prisioneiros da base militar de Guantánamo.

Os músicos juntaram-se na passada quinta-feira à campanha para fechar a prisão de Guantánamo, uma medida defendida pelo Presidente norte-americano Barack Obama, apesar da oposição republicana.
Em declarações à MTV, os R.E.M. disseram que «nos últimos 30 anos apoiaram causas relacionadas com a paz e a justiça». «Saber agora que a música de alguns dos nossos amigos pode ter sido usada como táctica de tortura sem o consentimento ou o conhecimento deles é horrível. É anti-americano, ponto final», acrescentaram.

Segundo a Associated Press, uma porta-voz próxima da base militar de Guantánamo garante que a prática do uso da música como forma de tortura não é usada desde 2003. No entanto, um relatório de Novembro de 2008 ainda faz referência à táctica.

Alinhamento
Pearl Jam - Betterman
R.E.M. - Man on the moon
Nine Inch Nails – Everyday is exactly the same
Bon Jovi – Always
Pearl Jam – Last kiss
R.E.M. - Loosing my religion
Gun´s Roses – Don´t you cry
Pearl Jam - Alive

Sem comentários: