quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Barco Ancorado 01/10/2009


Esta quinta-feira vamos falar, no Barco Ancorado, do novo álbum dos Pearl Jam. Sempre avessos aos detalhes supérfluos que decorrem de serem, também, figuras públicas, os homens de "Alive" têm tentado conquistar uma autonomia artística que, no novo Backspacer , se estende à edição independente, pelo menos nos Estados Unidos. A par do apego dos fãs ao catálogo clássico dos Pearl Jam, são estes gestos de coerência e integridade que rendem à banda uma base de fãs que não desarma perante a contrariedade de um disco menos rico em temas maiores que a vida.

Os Pearl Jam partem para um álbum como Backspacer como se o passado não lhes pesasse. É refrescante perceber isso em "The Fixer", o felicíssimo primeiro single, cuja breve duração e delicioso refrão, optimista como poucas vezes nos soaram os Pearl Jam, convidam a repetidas audições. Nas entrevistas de promoção a este disco, o grupo revelou como grandes influências grupos como os Kinks, New York Dolls ou Ramones, e à excepção das baladas acústicas de Eddie Vedder, desiguais em inspiração, Backspacer goza realmente da energia incontida e roufenha de uma banda rock nos seus dias de maior transpiração.

"Gonna See My Friend" e "Got Some", que abrem o disco, ou a panorâmica "Amongst The Waves", nova carta de amor de Eddie Vedder ao oceano, destacam-se. Mas Backspacer encerra também momentos de um certo rock genérico ("Force of Nature", por exemplo) que tanto podiam ter saído da pena dos Pearl Jam como das numerosas bandas medianas que, nos últimos 20 anos, neles se inspiraram.

Contas feitas, Backspacer não é o tipo de disco capaz de atrair novos fiéis para a causa, mas o seu nervo e convicção continuam a garantir aos Pearl Jam um lugar entre os maiores sobreviventes do rock conforme o conhecemos.

Alinhamento
Pearl Jam – Speed of sound
Pearl Jam – The fixer
Soundgarden – Black hole sun
Nirvana – Come as you are
Chris Cornell – Long gone
Pearl Jam – Got some
Foo Fighters – Times like these
Bush - Swallowed
Smashing Pumpkins – Stand inside your love
Pearl Jam – The end

Sem comentários: