terça-feira, 28 de abril de 2009

Barco Ancorado 28/04/2009


O músico norte-americano Bob Dylan lançou ontem o álbum "Together through life", disco sentimental, cáustico e impulsivo, como o descreveu a revista Rolling Stone.
"Together through life", 33º álbum de estúdio de Bob Dylan, foi feito em 2008 a partir de uma encomenda do realizador Olivier Dahan. O cineasta francês, autor de um "biopic" sobre Edith Piaf, convidou Bob Dylan a compor um tema para a banda sonora do seu novo filme, "My own love song". Bob Dylan não só compôs o tema, uma balada intitulada "Life is hard", como aproveitou o embalo e compôs e escreveu mais uma mão cheia de inéditos, incluídos agora em "Together through life".

Na revista norte-americana Rolling Stone, o novo álbum de Bob Dylan é descrito como um retrato da América que não é bonito, enquanto o crítico do jornal britânico Telegraph argumenta que pelo menos metade das canções são histórias sobre a vida banal dos americanos, povoada de "pretendentes libidinosas, homens submissos e bêbedos arrependidos".
Produzido por Jack Frost, pseudónimo de Bob Dylan, o álbum inclui "Jolene", "My wifes hometown", "Shake shake mamma", "I feel a change cominon" e "Beyond here lies nothin'", que o músico disponibilizou no final de Março para descarregamento legal na Internet.

Musicalmente, Bob Dylan admitiu que o seu novo álbum tem impressa uma memória de country e blues das antigas editoras discográficas Sun Records e Chess Records, sobretudo pela forma como os instrumentos foram tocados.
"Together Through Life" sucede ao platinado "Modern Times", de 2006, que vendeu mais de 2,5 milhões de cópias e deu a Bob Dylan dois prémios Grammy.

Na próxima semana, por altura do lançamento do seu novo álbum, Bob Dylan estará em digressão pelo Reino Unido. Em 2008 o músico actuou no festival Optimus Alive, no Passeio Marítimo de Algés.

Alinhamento
Bob Dylan – Life is hard
Bob Dylan – Beyond here lies nothin
Neil Young – Unknown legend
Joan Baez – The night they drove old Dixie Down
Donovan - Atlantis
Bob Dylan - Jolene
Tom Waits – Little drop of poison
Bruce Springsteen – The wrestler
Bob Dylan – Shake shake Mama

Sem comentários: