quarta-feira, 8 de abril de 2009
Barco Ancorado 08/04/2009
Simon and Garfunkel confirmaram o regresso aos palcos este ano. A dupla anunciou vários concertos na Austrália e Nova Zelândia, entre Junho e Julho. Resta saber se o périplo vai alargar-se a outros países. A última vez que Paul Simon e Art Garfunkel se juntaram para uma digressão, foi em 2003, depois de 20 anos sem tocarem juntos.
Paul Simon e Art Garfunkel, dois ex-colegas de escola que se conheceram em Queens, Nova Iorque, formaram nos anos 60 a mais bem sucedida dupla de folk rock da década. Depois de terem colaborado juntos no projecto Tom and Jerry, quando tinham dezasseis anos, os músicos voltaram a encontrar-se, anos mais tarde, em Greenwich Village.
Assinaram contrato discográfico com a Columbia Records, para a qual editaram o álbum "Wednesday Morning 3 A.M", em 1964, mas o percurso conjunto da dupla só descolou por alturas da edição do segundo disco, "The Sounds Of Silence", cujo tema título apresentado em nova versão, criada pelo produtor Tom Wilson, que lhe conferiu rasgos de guitarra eléctrica, baixo e bateria, fazendo desaparecer por completo o tom acústico que a caracterizava, fez disparar as vendas do álbum.
A nova roupagem conferida ao tema “The Sounds Of Silence”, catapultou-o para o topo das tabelas de singles, em 1966, tornando a dupla Simon and Garfunkel num dos mais bem sucedidos casos de sucesso do panorama musical da altura, e que até 1967 foi presença assídua nos tops, graças aos temas "Homeward Bound", "I Am A Rock" e "Hazy Shade Of Winter".
À medida que as letras de Simon se foram tornando mais consistentes, o trabalho do duo começou também a ser mais bem recebido junto do público, conseguindo inclusivamente chamar a atenção de novos fãs, seguidores atentos dos universos pop e rock. A crítica considerou "Parsley, Sage, Rosemary e Thyme", editado em 1966, o primeiro trabalho consistente da dupla.
Dois anos depois, chegou às lojas o álbum "Bookends", que incluiu no alinhamento uma mistura de temas antigos com material novo, que fez sobressair ainda mais a evolução do trabalho desenvolvido pelos músicos. No mesmo ano, Simon and Garfunkel assinaram a banda sonora do filme "The Graduate". No entanto, com o aproximar do final da década, a colaboração entre os dois começou a enfraquecer.
Paul Simon começou a sentir a sua criatividade muito limitada pelo facto de estar a trabalhar com Art Garfunkel há tanto tempo, e a dupla gravou então o seu último trabalho conjunto em 1970. Intitulado "Bridge Over Troubled Water", o disco foi um êxito arrebatador que permaneceu entre os mais vendidos durante dez semanas, graças a canções como o tema-título, "The Boxer", "Cecilia" e "El Condor Pasa".
A separação definitiva do duo aconteceu quando Paul Simon se empenhou a sério na sua carreira a solo, que lhe trouxe tanto ou mais êxito do que aquele que viveu anteriormente ao lado de Art Garfunkel. Em 1981, os músicos reuniram-se para participar num concerto que teve lugar em Nova Iorque, no Central Park, cujo registo foi posteriormente editado no disco "Concert In Central Park".
Alinhamento
Simon and Garfunkel – Bridge over troubled water
Simon and Garfunkel – El Condor pasa
Cat Stevens – Morning has broken
Donovan - Atlantis
Bob Dylan – Lay lady lay
Simon and Garfunkel – Mrs. Robinson
Don McLean - Vincent
The Mamas & The Papas – My girl
Elvis Costello - She
Simon and Garfunkel – The Boxer
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário