sexta-feira, 24 de abril de 2009

Barco Ancorado 24/04/2009


Músico e compositor, Sérgio Godinho tem assegurado um lugar à parte na história da música portuguesa. Esta sexta-feira, conciliando as comemorações de mais um aniversário do 25 de Abril de 1974, o Centro Cultural Vila Flor recebe Godinho num concerto em que está a ser apresentado o seu mais recente disco, “Nove e Meia”, gravado ao vivo no Teatro Maria Matos em cinco espectáculos completamente esgotados que tiveram como base o seu trabalho "Ligação Directa", editado em 2006 e escolhido como Disco do Ano pelo Blitz. Para além das recentes composições retiradas de "Ligação Directa", como "Às Vezes o Amor","Só Neste País" ou "Dias Úteis", fazem parte deste disco grandes clássicos da história da música nacional, como "Com Um Brilhozinho nos Olhos", "Espectáculo" e "Primeiro Dia.

É tão bom um artista assim. Sérgio Godinho nasceu no Porto e, pegando no chavão, está um pouco como o vinho: quanto mais velho, melhor. Acompanhado pelos Assessores, banda com um papel fundamental no trabalhar do seu repertório, ainda hoje está tão actual como quando conheceu a luz do dia o disco «A Democracia».
Gravado ao vivo em quatro concertos esgotados no Teatro Maria Matos, «Nove e Meia…» é em grande parte apoiado nas canções do belíssimo «Ligação Directa» (criadas com o palco em mente). E aí se pode atestar da importância presente e futura de «Só Neste País» e «Marcha Centopeia».
Tal como Caetano, Sérgio Godinho tem o dom de se renovar a cada momento sem esquecer um passado valioso no contexto da história da música portuguesa.

Por esta altura, Sérgio Godinho já podia viver dos rendimentos mas insiste em manter-se atento ao quotidiano, seja ele social ou artístico. «Nove e Meia no Maria Matos» é equilibrado e diversificado nos arranjos. Numa escala etária, vai dos 8 aos 80. «Só neste país» é que há um artista assim.

Alinhamento
Sérgio Godinho – O primeiro dia
Sérgio Godinho – Marcha centopeia
José Afonso – No comboio descendente
José Mário Branco – Mudam-se os tempos...
Fausto - Peregrinações
Jorge Palma – Boletim metereológico
Sérgio Godinho – Isto anda tudo ligado
Clã – Bairro do Oriente
GNR – Bem vindo ao passado
Sérgio Godinho – Pode ser alguém quem não é

Sem comentários: