quinta-feira, 16 de abril de 2009

Barco Ancorado 16/04/2009


Os Aerosmith vão fazer uma digressão conjunta com os ZZ Top, este Verão. A tournée das veteranas bandas começa no dia 10 de Julho em St. Louis, nos Estados Unidos, prolongando-se até Setembro.
Recorde-se que os Aerosmith têm na calha um novo disco de originais, cuja edição estava prevista para os primeiros meses de 2009. Espera-se agora que o sucessor de “Honkin´on Bobo”, de 2004, seja lançado depois da digressão com os ZZ Top, um dos cabeças-de-cartaz da etapa portuense do Super Bock Super Rock, em 2008.

Com mais de 30 anos de carreira, os Aerosmith são hoje uma das mais populares bandas de rock de sempre, podendo orgulhar-se de juntamente com outros grupos, ter ajudado a definir e a sedimentar as sonoridades hard-rock e heavy-metal.
A história do grupo começa a ser escrita em 1970 em Sunapee, New Hampshire, quando o vocalista Steven Tyler conhece o guitarrista Joe Perry e os dois resolvem formar uma banda. Com a inclusão de Brad Whitford (para a guitarra), Tom Hamilton (para o baixo) e de Joey Kramer (para a bateria) nascem os Aerosmith.
Em 1973, já em Boston, o grupo assina um contrato discográfico com a Columbia, e no final do ano surge o seu álbum homónimo de estreia. O disco é um sucesso e gera um hit-single com o tema "Dream On".
Após um ano passado a tocar ao vivo, com grupos como os The Kinks ou Mott The Hoople, os Aerosmith regressam em 1974 com "Get Your Wings", um álbum que permanece nas tabelas cerca de 85 semanas.
No ano seguinte, surge "Toys In The Attic", um disco que marca a ascensão definitiva dos Aerosmith. Graças a singles como "Sweet Emotion" e "Walk This Way", o álbum chega ao 11º lugar dos tops, sendo mesmo considerado um clássico do rock.

"Rocks", de 1976, chega mais longe que os seus antecessores e salta até à 3ª posição, conquistando rapidamente o disco de platina. Após novo álbum de sucesso, "Draw The Line", de 1977, e respectiva tournée pelos EUA, os Aerosmith entram no filme dos Beatles "Sargeant Pepper's Lonely Hearts Club", interpretando uma versão do tema "Come Togheter".
Em 1979, após a edição de "Night In The Ruts", que chega ao disco de ouro, o guitarrista Joe Perry dedica-se a um projecto a solo, enquanto o outro guitarrista da banda, Brad Whitford, deixa os Aerosmith. Para os seus lugares, entram Jimmy Crespo e Ricky Dufay.
Em 1982 a agora renovada banda lança "Rock In A Hard Place", no entanto, pouco tempo depois da edição do disco, a Columbia Records rompe o contrato com os Aerosmith. Passados dois anos, Perry e Whitford regressam ao grupo para uma tournée de reunião.
Em 1985, a banda regressa aos álbuns com "Done With Mirrors", desta feita já com a sua formação original e com a sonoridade que os lançou na ribalta na década de 70. No ano seguinte, a colaboração com o grupo rap Run DMC para uma nova versão do tema "Walk This Way", lança-os de novo na ribalta.
O grupo prepara então o seu regresso em força trabalhando com a mesma equipa responsável pelo sucesso dos Bon Jovi: o compositor Desmond Child e o produtor Bruce Fairburn.
Em 1987 editam "Permanent Vacation", do qual extraem hits como "Rag Doll" ou "Angel", que ajudam o álbum a vender mais de três milhões de cópias.
Dois anos depois, é a vez de "Pump", um êxito estrondoso que inclui hits como "Janie's Got A Gun" ou "Love In An Elevator" e que vende mais de quatro milhões de unidades. Segue-se uma gigantesca digressão mundial, após a qual a banda assina novo contrato discográfico com a Columbia.

Em 1993, os Aerosmith confirmam a sua boa forma com o álbum "Get A Grip", que chega mesmo ao primeiro lugar dos tops graças a singles como "Livin'On The Edge", "Cryin" ou "Amazing". O disco vende 12 milhões de unidades e conquista dois Grammys. No ano seguinte, o grupo embarca numa extensa tournée mundial que inclui uma passagem pelo mítico Festival de Woodstock. Ainda em 1994 é editada a compilação "Big Ones", que chega à dupla platina.
Em 1997 os Aerosmith estão de volta com "Nine Lives", que entra para o primeiro lugar dos tops americanos, chegando ao ouro em seis países, à platina em um e à dupla platina em dois.
Após nova tournée mundial completada com êxito, o grupo regressa em Março de 2001 com "Just Push To Play", mês que vê os Aerosmith conquistarem um lugar no Rock And Roll Hall Of Fame.
Em 2002, o colectivo reuniu os respectivos êxitos na colectânea "O, Yeah! Ultimate Aerosmith Hits".
Dois anos depois, a banda de 'Crazy' resolveu mudar de estilo e lançar o álbum de blues "Honkin' on Bobo", um registo composto por 12 faixas, entre versões de artistas como Muddy Waters, Blind Willie McTell ou Fred McDowell, e ainda 'The Grind', um original dos Aerosmith.
Em 2005, o colectivo lançou o álbum ao vivo "Rockin' The Joint", um registo que imortaliza um concerto do grupo, em Janeiro de 2002, no Las Vegas Hard Rock Hotel & Casino.
Já em 2006, os Aerosmith lançam uma nova colectânea de revisão de carreira, intitulada "Devil's Got a New Disguise - The Very Best Of", que inclui um total de 16temas, entre os quais duas músicas novas: 'Devil's Got a New Disguise' e 'Sedona Sunrise'.

Alinhamento
Aerosmith - Crazy
Aerosmith - Dream on
ZZ Top - Gimme all your lovin
Guns N´Roses - Don´t you cry
Aerosmith - I don´t wanna miss a thing
Bon Jovi - Thank you for loving me
Scorpions - Always somewhere
Aerosmith – Livin´on the edge

Sem comentários: